Jerusalém: textos em português sobre a Inquisição são digitalizados
Um documento em língua portuguesa sobre a Inquisição em Portugal foi digitalizado pela Biblioteca Nacional de Israel
Redação (22/07/2022 10:00, Gaudium Press) A Biblioteca Nacional de Israel, em Jerusalém, digitalizou uma série de documentos históricos em língua portuguesa.
Os documentos, que foram pela primeira vez digitalizados pelo Arquivo Central para a história do povo judeu, datam de 500 anos e são da Inquisição portuguesa.
Entre os documentos estão os sermões de dois sacerdotes, pronunciados no final dos processos que eles presidiram; um manuscrito de 60 páginas, do século XVIII, descrevendo 130 anos de atividades da Inquisição portuguesa; e um índice dos processos, escrito no século XIX.
A maior parte dos processos citados nos documentos aconteceram em Lisboa, entre 1540 e 1669, contra os judeus recém convertidos acusados de continuarem a prática do judaísmo em segredo.
Nos documentos se pode ler detalhes dos processos tais como datas, nomes dos sacerdotes e dos acusados implicados nos processos.
A arquivista Pnina Younger explicou que os relatos dos processos foram redigidos quando se viu a necessidade de conservar um documento histórico.
Os resumos todos dos processos foram escritos por uma única pessoa conforme se verifica pela letra do manuscrito.
No século XVIII, os resumos foram compilados em um único volume e estarão disponíveis em breve para consulta on-line. (FM)
Deixe seu comentário