Israel nomeia novo embaixador junto à Santa Sé
Yaron Sideman assume o cargo ocupado por Raphael Schutz desde 2021, o qual se despediu do Papa Francisco nesta última quarta-feira.
Redação (08/08/2024 16:49, Gaudium Press) Yaron Sideman será o novo embaixador de Israel na Santa Sé. Ele foi nomeado pelo governo israelense para suceder a Raphael Schutz, que ocupava o cargo desde 2021, como informou o portal de notícias judaico-italiano Moked. Schutz fez uma visita de despedida ao Papa Francisco na manhã desta última quarta-feira, como anunciou a Sala de Imprensa do Vaticano.
Yaron Sideman serviu mais recentemente como cônsul geral de Israel na Pensilvânia, Ohio, Delaware, Virgínia Ocidental, Kentucky e sul de Nova Jersey. Formado em Ciência Política, Psicologia e Filosofia em Haifa e Tel Aviv, ele trabalhou para o Ministério das Relações Exteriores em Jerusalém. Foi responsável pelas relações entre Israel e o Congresso dos EUA e chefe do Escritório de Assuntos da Diáspora e Inter-religiosos. Sideman também foi cônsul para Relações Públicas na embaixada israelense em Nova York e conselheiro político na embaixada israelense na Nigéria.
Israel e a Santa Sé mantêm relações diplomáticas oficiais desde 1994. 2025 marcará o 60º aniversário da publicação da declaração Nostra Aetate, no Concílio Vaticano II (1962-1965), que abriu uma nova era de diálogo judaico-cristão. Segundo o portal Moked, Schutz havia dito que este aniversário poderia ser o contexto mais adequado para rediscutir os “conceitos básicos” para o avanço das relações entre o judaísmo e o Vaticano.
Deixe seu comentário