Irmã Simona Brambilla é nomeada membro do Dicastério para os Bispos
Ao tornar-se membro do Dicastério para os Bispos, Irmã Simona Brambilla participará agora dos trabalhos do órgão curial responsável pelo exame dos arquivos relativos à nomeação dos bispos na Igreja Latina, ao lado de cardeais e bispos membros.

Foto: Conferência dos Religiosos do Brasil
Redação (14/02/2026 10:15, Gaudium Press) A prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, irmã Simona Brambilla, foi nomeada membro do Dicastério para os Bispos pelo Papa Leão XIV. A nomeação foi publicada nesta sexta-feira, 14 de fevereiro de 2026.
A religiosa das Missionárias da Consolata, M.C., que completará 61 anos no próximo dia 27 de março, ocupa o cargo de prefeita desde janeiro de 2025, quando se tornou a primeira mulher a chefiar um dicastério da Cúria Romana — uma nomeação feita pelo Papa Francisco.
Agora, Irmã Simona se junta a outras duas mulheres já membros desse dicastério: a Irmã Raffaella Petrini, F.S.E., presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e do Governatorato, e María Lía Zervino, ex-presidente da União Mundial das Organizações de Mulheres Católicas (World Union of Catholic Women’s Organisations- WUCWO). Ambas foram nomeadas pelo Papa Francisco em julho de 2022 e tiveram sua confirmação renovada hoje pelo Papa Leão XIV.
As três religiosas participam, assim, do importante processo de discernimento e eleição de novos bispos diocesanos, contribuindo com sua experiência para a escolha dos pastores da Igreja.
Confirmação de outros membros
No mesmo boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa Leão XIV confirmou como membros do Dicastério para os Bispos diversos cardeais e prelados, entre eles:
– Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado;
– Cardeal Kurt Koch, prefeito do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos;
– Cardeal João Braz de Aviz, prefeito emérito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica;
– Cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo metropolitano de São Salvador da Bahia;
– Cardeal Blase Joseph Cupich, arcebispo metropolitano de Chicago (EUA);
Essa nomeação reforça a presença feminina em órgãos de relevância na Cúria Romana, seguindo a linha de maior participação das mulheres na vida e nos processos decisórios da Igreja.




Deixe seu comentário