Iniciativa digital torna o Santo Sudário de Turim acessível ao grande público
Através desse projeto, acessível por qualquer dispositivo com internet, é possível conhecer os detalhes mais significativos do Santo Sudário.
Cidade do Vaticano (12/01/2026 10:49, Gaudium Press) O Papa Leão XIV inaugurou uma iniciativa, promovida pela Arquidiocese de Turim para o Jubileu, através da qual é possível “percorrer” a imagem do Santo Sudário de Turim a partir de qualquer dispositivo eletrônico em qualquer parte do mundo.
O projeto ‘Avvolti’ (Envolvidos) possibilita uma experiência de leitura digital da imagem do Sudário, através da internet. O acesso do Santo Padre ocorreu na última sexta-feira, 9, durante uma audiência no Palácio Apostólico do Vaticano concedida ao Custódio Pontifício do Santo Sudário, o Cardeal Repole, Arcebispo de Turim.
Oportunidade de conhecer os detalhes mais significativos do Santo Sudário
A proposta é a de, através da internet, aproximar o grande público, em todo o mundo, da imagem do Sudário e de seus significados. Estudiosos interessados, leigos curiosos e devotos fervorosos poderão acessar esta novidade tanto pelo website www.avvolti.org quanto pelo site oficial www.sindone.org.
Os visitantes virtuais terão a oportunidade de ampliar os detalhes mais significativos do Santo Sudário. Cada ampliação é acompanhada por explicações e conexões com trechos dos Evangelhos que descrevem a paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Apesar do rigor científico dos textos e das imagens, a proposta é que seja algo acessível a todos.
Iniciativa faz parte do programa de pastoral do Sudário
Essa experiência digital global integra o programa de pastoral do Sudário, iniciado no ano de 2024. O ‘Avvolti’ constituiu o eixo central para o ano jubilar de 2025. Nos próximos meses estão programadas outras iniciativas, de modo a realizar um percurso de acompanhamento rumo ao Jubileu de 2033.
Uma tenda do ‘Avvolti’ foi instalada na praça Castello, em Turim, de 28 de abril a 5 de maio de 2025. Nela foi apresentada, entre outras propostas, esta leitura digital que reproduzia a imagem do Sudário em escala 1:1, sobre uma mesa com 5 metros de comprimento. Mais de 30 mil pessoas visitaram a tenda durante os oito dias de abertura. (EPC)







Deixe seu comentário