Gaudium news > Incêndio na Igreja Notre-Dame-des-Champs: acidente ou ato criminoso?

Incêndio na Igreja Notre-Dame-des-Champs: acidente ou ato criminoso?

“Foi um acidente ou um ato criminoso? Esta foi a pergunta feita pelo pároco de Notre-Dame-des-Champs após o incêndio que deixou parte da igreja enegrecida na manhã desta quarta-feira, em Paris.

Foto: Jean-Pierre Lecoq/ X

Foto: Jean-Pierre Lecoq/ X

Redação (23/07/2025 10:51, Gaudium Press) O incêndio começou em um pequeno setor da igreja Notre-Dame-des-Champs, no Boulevard du Montparnasse, no 6e arrondissement, em Paris, nesta quarta-feira, 23 de julho. O fogo foi rapidamente extinto pela brigada de incêndio de Paris. “O fogo foi rapidamente extinto, mas havia muita fumaça dentro da igreja”, relataram os bombeiros.

De acordo com constatações iniciais, apenas um pequeno setor foi danificado. No entanto, a fumaça escureceu parte do edifício, especialmente na área do órgão. O prefeito do 6º arrondissement, Jean-Pierre Lecoq, escreveu na rede social X que o fogo havia começado “no órgão do coro” e que a igreja estava agora “enegrecida”: “Ficamos profundamente comovidos ao ver a igreja de Notre-Dame-des-Champs ser atingida por um incêndio esta manhã junto ao órgão do coro. O prédio está coberto de fumaça e enegrecido, e ainda é muito cedo para avaliar a extensão dos danos”.

O Padre Camille Millour, pároco da igreja Notre-Dame-des-Champs, estava visivelmente perturbado e declarou: “Não temos ideia de como isso aconteceu. Foi um acidente ou um ato criminoso? No momento, não sabemos”.

Contatado por telefone, o Monsenhor Rey, que é ligado à paróquia, respondeu do santuário de Sainte-Anne d’Auray, onde está atualmente celebrando o 400º aniversário da peregrinação ao lado do Cardeal Robert Sarah. “Fiquei sabendo do incêndio pelo pároco. Ainda não sei o que causou o incêndio. O pároco ficou completamente abalado. Eu liguei para ele para dar apoio. É uma pena, pois havia planos para restaurar a igreja”.

Foto: Jean Bart/ X

Foto: Jean Bart/ X

Não houve registro de feridos, mas a emoção permaneceu intensa entre a fiéis. A Notre-Dame-des-Champs, uma igreja de referência popular no distrito de Montparnasse, foi construída entre 1867 e 1876 – celebrará seu 150º aniversário no próximo ano – com projetos do arquiteto Léon Ginain em estilo românico. Ela fica no local de um antigo santuário beneditino que, ao longo dos séculos, tornou-se um santuário mariano. O próprio distrito leva o nome desse local de culto, cuja história remonta a um templo romano dedicado a Mercúrio, transformado em um santuário cristão e confiado aos beneditinos. A igreja tem uma rica decoração interna, incluindo uma Via Sacra em cobre esmaltado, uma Virgem e um Menino esculpidos por Alfred Lepère e vários afrescos marianos do pintor Joseph Aubert.

Enquanto a investigação tentará determinar a causa do incêndio, a comunidade paroquial está rezando em conjunto na esperança de que essa igreja parisiense seja restaurada em breve em toda a sua beleza e paz.

Com informações Tribune Chretienne

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas