Importante projeto de música sacra católica nos EUA, patrocinado pelo Cardeal Sarah
Sediado na Universidade de Princeton, o Projeto de Música Sacra Católica busca unir arte, fé e a rica tradição musical da Igreja.
Redação (04/05/2024 15:32, Gaudium Press) Tudo começou quando Peter Carter concluiu seus estudos em interpretação de órgão, canto coral e regência na Universidade de Westminster, em Nova Jersey, EUA.
Na instituição, ele teve a oportunidade de “receber um dos mais elevados níveis de educação coral e formação musical em um conservatório de música”. No entanto, percebeu que “estava fora de um contexto católico. É por isso que eu queria preencher essa lacuna e usá-la para servir à Igreja”, disse Carter.
Por volta de 2021, surgiu o questionamento de como poderia melhor utilizar seus dons e a arte que havia adquirido para “promover a renovação da música sacra”.
Então surgiu a ideia de realizar uma “Festival Coral”, que representaria o começo de um importante projeto de música católica. Esse festival foi realizado na Catedral de São Pedro e São Paulo, na Filadélfia, e foi dirigido por James McMillan.
Posteriormente, esse festival deu origem ao Projeto de Música Sacra Católica, atualmente sediado na Universidade de Princeton, onde são oferecidos cursos de regência, composição e canto coral todos os verões, sob a forma de diploma ou seminário.
Dirigido a músicos que desejam aprofundar-se na rica tradição musical da Igreja
“Muitas pessoas nunca ouviram música sacra da tradição da Igreja”, explica Carter, “seja o canto gregoriano ou Palestrina. Talvez conheçam apenas um pequeno exemplo de todo o tesouro da tradição da Igreja”.
Por isso, o Projeto Música Sacra Católica possibilita a aprendizagem e a imersão “na tradição da música sacra da Igreja, para que [os músicos católicos] possam construir a cultura local da sua paróquia e comunidade”.
O Projeto –patrocinado pelo Cardeal Robert Sarah, Prefeito Emérito do Culto Divino – visa não apenas proporcionar formação espiritual e musical aos músicos católicos, mas também promover a santidade por meio do patrimônio musical sacro da Igreja. De fato, a música sacra não apenas “nos dispõe à oração”, mas “predispõe a alma à comunhão com Deus”, enfatiza Carter.
“Ao contrário de qualquer outro tipo de música, a música sacra dispõe nossos corações e almas para encontrar Cristo na liturgia sagrada”, explica Carter. “A música sacra nos evangeliza e nos aproxima de Cristo, e também se estende não apenas àqueles que se encontram na liturgia, mas também àqueles que estão fora da Igreja e na cultura em geral”.
Conner David McCain, professor e diretor de música sacra no Saint Joseph Seminary em Nova York, conta sua experiência no Projeto de Música Sacra. Para ele, a singularidade do projeto reside no fato de os participantes estarem unidos por uma fé compartilhada: “eles entendem o poder da música em sua essência como uma janela para o eterno”.
Embora “o grande talento musical seja muitas vezes visto como algo oposto à plenitude da fé, o Projeto de Música Sacra Católica trabalha para integrar a fé e a música na vida de seus participantes, sendo este o seu maior valor, na minha opinião”, comenta McCain.
Com informações National Catholic Register
Deixe seu comentário