Imagem peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe visitará as Filipinas
Esta visita faz parte da Novena Intercontinental Guadalupana, um programa devocional global que decorre de 2025 a 2031, ano do jubileu guadalupano.
Manila – Filipinas (15/01/2026 12:18, Gaudium Press) A Associação de Santuários e Peregrinações Católicas nas Filipinas (ACSP) divulgou que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe, proveniente do México, visitará as Filipinas ainda este ano, sendo um evento importante que antecede o 500º aniversário das aparições marianas.
Novena Intercontinental Guadalupana
Esta visita faz parte da Novena Intercontinental Guadalupana, um programa devocional global que decorre de 2025 a 2031, ano do jubileu guadalupano. “Uma visita oficial da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Guadalupe, do México, às Filipinas será realizada de junho a dezembro de 2026”, informou a associação.
A imagem deverá visitar catedrais e paróquias dedicadas a Nossa Senhora de Guadalupe espalhadas por todo o país. A ACSP exortou aos católicos filipinos para que participem das celebrações e informou que informou que o itinerário completo e o cronograma detalhado da visita serão anunciados nas próximas semanas.
Parceria entre Conferências Episcopais Filipina e Mexicana
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Conferência Episcopal Católica das Filipinas e a Conferência Episcopal Mexicana, tendo como objetivo fortalecer as celebrações nacionais da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, comemorada anualmente em 12 de dezembro. A ACSP produzirá materiais catequéticos sobre a devoção a Guadalupe para uso nas paróquias.
O programa inclui ainda uma peregrinação oficial filipina ao México em novembro de 2026, envolvendo Santuários e paróquias de Guadalupe. Está prevista também outra peregrinação para 2028 no Santuário de Guadalupe da Extremadura, na Espanha, em homenagem à devoção espanhola a Nossa Senhora de Guadalupe.
Congressos nacionais guadalupanos
A partir de 2027, serão organizados, também pela ACSP, congressos nacionais guadalupanos para aprofundar a compreensão e a devoção a Nossa Senhora de Guadalupe. O primeiro congresso em 2027 será sediado no Santuário Nacional de Nossa Senhora de Guadalupe, na cidade de Makati. Outros Santuários guadalupanos sediarão em 2029, 2031 e 2033.
Até 2031 deverá ser concluído um livro histórico que documenta a devoção filipina a Guadalupe desde 1687 até os dias atuais. O programa também conecta Santuários filipinos a uma rede global do ‘Triângulo de Guadalupe’, que interliga locais de devoção no México, Espanha e Filipinas. (EPC)






Deixe seu comentário