Imagem do Menino Jesus de Praga inicia sua peregrinação por Roma
O Santuário de Arenzano é considerado um importante centro de difusão da devoção ao Menino Jesus de Praga no mundo.
Roma – Itália (12/01/2024 12:27, Gaudium Press) A imagem do Menino Jesus de Praga, custodiada pelo Santuário de Arenzano, onde é visitada por milhares de peregrinos anualmente, iniciou sua peregrinação pela Itália.
Levar a imagem do Menino Jesus até os seus devotos
No dia 9 de janeiro, a efígie foi acolhida pela Basílica de Sant’Antonio in Laterano, onde foi recepcionada por uma multidão de fiéis provenientes de diversas regiões de Roma e da Itália. Até o próximo domingo, 14, ela percorrerá diversos locais do Lácio e da Campânia.
Segundo o Padre Carmelita Davide Sollami, que acompanha a estatueta nestas viagens, o propósito desta iniciativa é a de levar o Menino Jesus para perto de todos aqueles devotos que, por muitas razões, não podem ir até o Santuário localizado na Ligúria ou ir até Praga.
Proximidade dos Santuários de Arenzano e de Praga
O Santuário de Arenzano é considerado um importante centro de difusão da devoção ao Menino Jesus de Praga no mundo. Dali saem milhares de imagens, muitas vezes acompanhadas por carmelitas descalços, que são levadas para diversas paróquias ou até casas de família, sendo conservadas ali por alguns dias.
Além disso, o Santuário de Praga está profundamente ligado ao de Arenzano, pois os frades carmelitas descalços de Gênova foram desde o início os guardiães da basílica checoslovaca. Os religiosos chegaram a ser chamados pelo governo para restaurar a Basílica após o período no qual ela teve que permanecer fechada por conta dos numerosos acontecimentos políticos no país.
Uma piedosa tradição
Assim como no Santuário de Praga, em Arenzano se conserva a tradição de que os fiéis, após alcançarem uma graça por intercessão do Santo Menino, doem um vestidinho novo para a imagem. Através destes presentes, guardados com carinho pelos religiosos, é possível vislumbrar todo o amor e gratidão de quem os deu.
O Padre Davide explicou ainda que presencia no Santuário a piedosa manifestação de Fé de pessoas de diferentes nacionalidades e até de diferentes religiões, que vão ali fazer uma oração diante do Menino Jesus.
“Vimos pessoas que nos dizem que não são crentes, mas que estão ali para agradecer à prodigiosa estatueta por terem escapado a algum perigo. Todos estes são testemunhos que recolhemos todos os dias e que valorizamos”, destacou. (EPC)
Deixe seu comentário