Imagem de Nossa Senhora da Candelária recebe coroação episcopal nas Filipinas
A imagem de Nossa Senhora da Candelária é a segunda imagem da arquidiocese a receber uma coroação episcopal depois da imagem de Nossa Senhora da Soledade de Manila.
Filipinas – Manila (13/10/2022 10:09, Gaudium Press) A imagem de Nossa Senhora da Candelária, venerada no Santuário Arquidiocesano de Santo Niño de Tondo, Filipinas, receberá sua coroação episcopal pelo Cardeal José Advincula, Arcebispo de Manila. Apesar do decreto aprovando a petição tenha sido assinado no dia 7 de outubro, o santuário ainda não anunciou a data dos ritos de coroação.
Segundo o decreto, as tradições de Tondo estabelecem um vínculo entre os dois padroeiros, pois anualmente a festa do Santo Niño termina com a festa de Nossa Senhora da Candelária. O purpurado destacou ainda que a coroação é “uma honra muito adequada à Mãe de Deus, pois esta comunidade cristã celebra com gratidão esta devoção única destinada a aprofundar e renovar sua Fé no Deus Trino”.
Nossa Senhora da Candelária e Purificação de Tondo
Conhecida formalmente como “Nossa Senhora da Candelária e Purificação de Tondo”, os registros históricos revelam que a veneração desta invocação mariana remonta ao período espanhol durante a administração pastoral dos frades agostinianos. A confraria mariana da paróquia “Cofraria da Purificação” foi fundada em Tondo no ano de 1789, sendo aprovada pelo Rei Carlos IV de Espanha.
A cópia mais antiga da novena em honra de Nossa Senhora da Candelária foi composta por Dom Marian Lopez no ano de 1835. Apesar da imagem original ter sido destruída durante a Segunda Guerra Mundial, outra foi encomendada pelo então curador Monsenhor José Jovellanos que foi abençoada e formalmente consagrada no dia 18 de janeiro de 1946.
Segunda imagem da Arquidiocese a receber uma coroação episcopal
A imagem de Nossa Senhora da Candelária é a segunda imagem da arquidiocese a receber uma coroação episcopal depois da imagem de Nossa Senhora da Soledade de Manila, que foi coroada no ano de 2017 na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Soledade em Binondo.
O atual território da Arquidiocese abriga também sete imagens marianas que receberam a coroação pontifícia: Nossa Senhora de Guia (Ermita, Manila); Nossa Senhora de Peñafrancia (Paco, Manila); Nossa Senhora dos Desamparados (Santa Ana, Manila); Nossa Senhora do Carmo (Quiapo, Manila); Nossa Senhora de Consolação e Correa (Intramuros, Manila); Nossa Senhora do Pilar (Santa Cruz, Manila); e Virgem da Rosa (Makati City). (EPC)
Deixe seu comentário