Igreja na Polônia quer se aproximar dos jovens
Entre os desafios e objetivos da Igreja Católica na Polônia está a tentativa de se aproximar mais do público jovem
Redação (03/01/2021 18:30, Gaudium Press) Para o novo ano de 2022, a Igreja da Polônia tem um objetivo claro e urgente: estar mais próxima dos jovens.
O secretário geral da conferência episcopal polonesa, D. Artur Mizinski, considera que melhorar a comunicação entre a Igreja e os jovens é um desafio mas, é uma necessidade urgente.
“É urgente procurar e apresentar novas formas de chegar aos jovens com a mensagem do Evangelho”, explicou ele. Ele afirmou ainda que a Igreja na Polônia vai usar a tecnologia para ficar mais perto dos jovens.
Dom Mizinski, que é Bispo auxiliar da diocese de Lublin, no leste do país, está preocupado com o aumento da secularização entre a população jovem.
Dos quase 38 milhões de habitantes poloneses, 92% se dizem católicos e 36,9% assistem assiduamente à Missa.
Contudo, segundo um relatório de março de 2021, intitulado “Igreja na Polônia”, a prática religiosa caiu quase pela metade entre os jovens, nos últimos 30 anos.
Também se percebeu uma diminuição no número de novos candidatos para o sacerdócio, no país. Em outubro passado, foi registrada um queda de 20% em relação ao ano anterior, 2020.
Dom Mizinski explicou que a formação e a pastoral para os jovens é uma das maiores prioridades da Igreja polonesa para 2022, juntamente com a ajuda aos necessitados e o processo sinodal. (FM)
Deixe seu comentário