Igreja de Nossa Senhora da Salette torna-se Santuário arquidiocesano de São Paulo
A igreja de Nossa Senhora da Salette, localizada na Zona Norte de São Paulo, foi elevada a Santuário Arquidiocesano de São Paulo
Redação (17/09/2022 07:00, Gaudium Press) A igreja de Nossa Senhora da Salete, localizada no bairro de Santana, na Zona Norte de São Paulo, tornou-se um santuário arquidiocesano.
A elevação da igreja a santuário arquidiocesano acontece por ocasião dos 176 anos da aparição de Nossa Senhora em La Salette e dos 120 anos de presença dos Missionários saletinos no Brasil.
A cerimônia de elevação foi celebrada pelo Arcebispo de São Paulo, o Cardeal Dom Odilo Scherer, no último 10 de setembro.
Em sua homilia, Dom Odilo recordou que “a dedicação de uma igreja manifesta aquilo que cada cristão é pela consagração do batismo: templos vivos de Deus e morada do espírito Santo”.
O padre Marcos Antônio Dias de Almeida, pároco da igreja, foi nomeado como o primeiro reitor do santuário durante a celebração Eucarística.
Concretização de um sonho
A criação do Santuário de Nossa Senhora da Salette é um antigo sonho que se concretiza após 120 anos da presença dos Missionários de Nossa Senhora de la Salette, no Brasil.
O padre Clemente Henrique Moussier, foi o primeiro saletino a desembarcar em terras brasileiras no dia 18 de dezembro de 1902. Em 1904, o sacerdote assumiu a paróquia de Sant’Ana, em São Paulo.
Mas a criação de uma igreja dedicada a Nossa Senhora de la Salette só começou anos depois com a iniciativa do Arcebispo de São Paulo Dom José Gaspar.
Até 1942 ainda se celebravam missas campais no local da construção ou em uma igreja improvisada de madeira. Em 1952, a construção da nova Matriz começou oficialmente com o lançamento da pedra fundamental.
Agora a matriz, que sempre se destacou por sua característica atividade pastoral e devocional, é elevada à condição de Santuário Arquidiocesano. (FM)
Deixe seu comentário