Igreja centenária nas Filipinas recebe o título de Basílica menor
O Santuário Nacional da Virgem Divina Pastora, que é o mais antigo da Diocese de Cabanatuan, se tornou a 22ª Basílica Menor das Filipinas.
Cabanatuan – Filipinas (23/01/2024 16:51, Gaudium Press) O Santuário Nacional da Virgem Divina Pastora, localizado na cidade filipina de Gapan, recebeu o título de Basílica Menor. O templo, que é o mais antigo da Diocese de Cabanatuan, se tornou a 22ª Basílica Menor das Filipinas e a primeira da província de Nueva Ecija.
60 anos de fundação da Diocese de Cabanatuan
“Regozijamo-nos sinceramente porque esta bênção especial nos foi concedida enquanto a Diocese celebra o seu 60º aniversário de fundação. Uma Basílica Menor é uma igreja que tem um vínculo particular com o Papa e a Igreja de Roma e é considerada um exemplo de ação litúrgica e pastoral na Diocese”, afirmou o Bispo de Cabanatuan, Dom Sofronio Bancud.
Cerimônia presidida pelo Núncio Apostólico
A cerimônia litúrgica que oficializará o título está programada para ocorrer no dia 26 de abril através de uma Santa Missa Solene presidida pelo Núncio Apostólico nas Filipinas, Dom Charles Brown. O evento coincidirá com os 60 anos da Coroação Canônica da imagem da Virgem Divina Pastora e com os 38 anos da declaração da igreja como Santuário Nacional.
Devoção Mariana da Virgem Divina Pastora
Fundado no ano de 1595 por missionários agostinianos, o Santuário é canonicamente conhecido como Paróquia dos Três Reis. No início do ano de 1700, um frade agostiniano levou uma imagem de Nossa Senhora até Gapan, ali ela recebeu o título de ‘Virgem Divina Pastora’, devoção que rapidamente se espalhou pela província. (EPC)
Deixe seu comentário