Igreja Católica na Bolívia celebra centenário da coroação da Virgem de Copacabana
Uma procissão seguida por uma Santa Missa serão realizadas na Basílica Menor de Nossa Senhora dos Anjos-São Francisco, em La Paz, no próximo dia 5 de agosto.
La Paz – Bolívia (16/07/2025 14:46, Gaudium Press) No próximo dia 5 de agosto, a Igreja Católica na Bolívia celebrará de forma festiva o centenário da coroação da Virgem de Copacabana, rainha e padroeira do país. Uma procissão seguida por uma Santa Missa serão realizadas na Basílica Menor de Nossa Senhora dos Anjos-São Francisco, em La Paz.
Comentando sobre esta devoção mariana, o Núncio Apostólico na Bolívia, Dom Fermín Emilio Sosa Rodríguez, assegurou que Nossa Senhora uniu-se à cultura boliviana. “Ela é mãe dos bolivianos. Se quisermos chegar ao seu Filho, devemos passar por ela com amor incondicional, mas sempre pedindo que ela nos proteja, que nos ilumine, que nos guie por esse caminho”.
Bolívia nasceu sob o manto de Nossa Senhora
Já o Bispo de Coroico, Dom Juan Carlos Huaygua, ressaltou que o povo boliviano ama e estima Nossa Senhora e nela encontram um caminho para Jesus. “Nosso país nasceu sob o manto da Virgem, especificamente sob o governo da Virgem de Copacabana, que é nossa padroeira, nossa protetora e a quem nos confiamos diariamente”, recordou.
“De Nossa Senhora aprendemos Fé, humildade e serviço. Mas também aprendemos abnegação, dizendo ‘sim’ a Deus. Ao celebrarmos o centenário, ao renovarmos nossa Fé e nosso amor pela Virgem Maria, como ela, busquemos viver os valores do Evangelho, particularmente a humildade, a simplicidade e o serviço”, concluiu o prelado.
Programação preparatória
Como forma de preparar os fiéis para celebrar o centenário da coroação, ao longo deste mês de julho os Frades Franciscanos estão promovendo a recitação do Terço Franciscano em grupo, às segundas, quartas e sextas-feiras. Aos sábados estão sendo ministradas sessões de catequese formativa com foco em Nossa Senhora.
Dentre os temas abordados na catequese estão o significado da peregrinação mariana, o papel de Nossa Senhora no plano de Deus e uma leitura do centenário sob a perspectiva da espiritualidade franciscana. Os fiéis também poderão receber uma bênção especial com o manto da Virgem, incentivando a renovação da Fé e a consagração sob a proteção de Maria.
Um debate internacional com pesquisadores e acadêmicos da Bolívia, Peru, Espanha e Estados Unidos está programado para acontecer na quinta-feira, 17 de julho. Eles revisarão a história, a espiritualidade e a cultura andinas, destacando o papel de Nossa Senhora. Este evento contará com transmissão pela internet. (EPC)
Deixe seu comentário