Gaudium news > Homilias privadas e inéditas de Bento XIV são publicadas em livro póstumo

Homilias privadas e inéditas de Bento XIV são publicadas em livro póstumo

A obra faz parte de uma coletânea intitulada ‘Memores Domini’, sendo o primeiro dos dois volumes planejados que reunirão 135 homilias gravadas entre os anos de 2005 e 2017.

Homilias privadas e ineditas de Bento XIV sao publicadas em livro postumo 1

Redação (15/12/2025 12:43, Gaudium Press) A editora ‘Ediciones Encuentro’ publicou uma coletânea de homilias privadas do Papa Bento XVI compiladas pelo Padre Federico Lombardi, ex-porta-voz do Vaticano. A obra, intitulada ‘O Senhor nos guia pela mão: Homilias privadas’ reúne sermões inéditos do Pontífice alemão proferidos ao longo de seu pontificado e também durante o período em que foi Papa Emérito.

O prefácio do livro foi escrito por Monsenhor Georg Gänswein, que serviu como secretário pessoal de Bento XVI durante todo o seu pontificado. “Sua leitura atenta e profunda dos textos bíblicos, não com os olhos de um exegeta distante, mas marcada por uma participação viva, é enormemente cativante. É evidente que a meditação sobre as Escrituras, permitindo-se ser questionado por elas e questionando-as por sua vez, o acompanhou ao longo de sua longa vida”, destaca Gänswein no prefácio.

Bento XVI vivia em comunhão com o mistério de Deus

Segundo o ex-secretário pessoal de Bento XVI, essas homilias mostram que o Papa alemão “considerava a proclamação do Evangelho uma tarefa indispensável do sacerdote, do bispo, do cardeal, do Papa e também do Papa Emérito”. Além disso, é possível perceber que “ele vivia diante de Deus, em comunhão com o mistério de Deus, procurando conhecer cada vez mais a face de Jesus, sentindo o peso e, por vezes, a dificuldade da Palavra do Senhor”.

Monsenhor Gänswein destaca que os últimos anos do Papa Bento XVI “foram um exemplo de um longo enfraquecimento humano vivido diante de Deus em comunhão com a Igreja e numa confiança cada vez mais plena no Senhor”, o que fica evidente pelo fato de ele sempre terminar suas homilias com uma breve oração.

Primeiro volume da coletânea ‘Memores Domini’

Padre Federico Lombardi explica na introdução do livro alguns detalhes sobre as homilias que fazem parte desta coletânea. Uma delas é que, apesar de serem cuidadosamente preparadas pelo Papa durante a semana anterior a cada celebração, não havia um texto escrito e elas sempre foram proferidas para uma pequena comunidade composta pelos seus secretários (Monsenhor Gänswein e Monsenhor Alfred Xuereb), pela secretária Irmã Brigit Wansing, pelas quatro freiras Memores Domini que o acompanhavam (Carmela, Cristina, Loredana, Manuela e, após a morte desta última, Rosella) e convidados.

A obra publicada faz parte de uma coletânea intitulada ‘Memores Domini’, sendo o primeiro dos dois volumes planejados que reunirão cerca de 135 homilias gravadas entre os anos de 2005 e 2017. Este livro apresenta oito homilias para o Advento, uma para o Natal, dezesseis para a Quaresma, uma para o Tríduo Pascal, dezoito para o Tempo Pascal, quatro pregadas na Solenidade da Santíssima Trindade e mais oito por ocasião de outras festividades marianas ou de Santos.

Segundo o Padre Lombardi, se Bento XVI foi visto como um dos grandes teólogos contemporâneos, também se pode dizer que ele foi “um dos maiores pregadores de nosso tempo, particularmente na esfera litúrgica e sacramental. E ambas as coisas andam juntas: ensinar e pregar a Fé tem sido a missão de sua vida”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas