História, Oração e Frases de São Pedro Damião, Bispo e Doutor da Igreja
A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 21 de fevereiro, a memória litúrgica de São Pedro Damião, Bispo e Doutor da Igreja.
Redação (21/02/2022 09:41, Gaudium Press) São Pedro Damião nasceu em Ravena, Itália no ano de 1007. Ainda na juventude dedicou sua vida à oração, vigília e jejum. Após discernir sua vocação à vida religiosa, ingressou na Ordem dos Camaldulenses, no Mosteiro de Fonte Avellana, na Úmbria, onde se levava uma vida austera de eremita.
Se penitenciava com cilício, açoite e jejum com pão e água para dominar suas paixões, entretanto, seu corpo se debilitou e ele começou a sofrer insônia. Entretanto, ele acabou entendendo que esses castigos não deviam ser tão severos e que a melhor penitência é aceitar com paciência as penas que Deus envia a cada um.
Após o falecimento do abade, São Pedro assumiu, por obediência, a direção da comunidade. Diante das regras e do que ele via e percebia, era preciso uma renovação a começar por ele. Fundou outras cinco comunidades de eremitas, sempre recomendando aos outros monges que o espírito de retiro, caridade e humildade. Dentre eles, surgiram são Domingos Loricato e são João de Lodi.
Após aconselhar vários Papas, São Pedro Damião foi criado cardeal e bispo de Ostia no ano de 1057, apesar de preferir a vida eremítica. Mais tarde lhe foi atendido o pedido de voltar para o convento como simples monge. Ele faleceu no dia 22 de fevereiro de 1072, sendo declarado doutor da Igreja no ano de 1828.
Frases de São Pedro Damião
01 – “A alta santidade dos próprios Serafins é ofuscada pelo brilho das virtudes de Maria”.
02 – “Nenhuma religiosidade, nenhuma mortificação ou perfeição de vida manchada por uma impureza imunda será considerada digna aos olhos do juiz Celestial”.
03 – “Não ama Cristo, quem não ama a cruz de Cristo”.
04 – “Ó Cruz bem-aventurada veneram-te, pregam-te, honram-te a Fé dos patriarcas, os vaticínios dos profetas, o senado julgador dos apóstolos, o exército vitorioso dos mártires e as multidões de todos os santos”.
05 – “Se o nosso Redentor amou tanto a flor duma pureza intacta, que não só quis nascer dum ventre virginal, mas quis também ser entregue aos cuidados dum guarda virgem, e isso, quando ainda criança chorava no berço, dizei-me: A quem quererá ele confiar o seu corpo, agora que reina na imensidão dos céus?”.
06 – “Espera confiantemente a alegria que vem depois da tristeza. Que a esperança dessa alegria te reanime, e a caridade acenda em ti o fervor, de tal modo que o teu espírito, santamente inebriado, esqueça os sofrimentos exteriores e anseie com entusiasmo pelo que contempla interiormente”.
07 – “O templo divino cresce de fato, no silêncio, porque quando a mente do homem não se dissipa nas conversações com os outros, levanta-se no alto o cimo do edifício espiritual; e tanto mais cresce e se levanta para o alto, quanto mais é guardada pela disciplina do silêncio e não se distrai com o que está fora”.
08 – “A cela da ermida é o locutório no qual Deus conversa com os homens. A vida eremítica é o vértice da vida cristã, está no ápice dos estados de vida, porque o monge, agora livre dos vínculos do mundo e do próprio eu, recebe a antecipação do Espírito Santo e a sua alma une-se feliz ao Esposo celeste”.
09 – “Portanto Cristo deve estar no centro da vida do monge: Cristo seja ouvido na nossa língua, Cristo seja visto na nossa vida e sentido no nosso coração”.
10 – “A Igreja de Cristo está unida pelo vínculo da caridade a ponto que, dado que é uma em muitos membros, assim é toda misticamente em cada membro; desta forma toda a Igreja universal se denominava justamente única Esposa de Cristo no singular, e cada alma eleita, pelo mistério sacramental, é considerada plenamente Igreja”.
Oração de São Pedro Damião
Ó querida advogada nossa (Maria).Vós tendes um coração tão terno que não podeis ver os infelizes sem vos compadecerdes. Ao mesmo tempo tendes tanta influência junto a Deus, que podeis salvar a todos aqueles que defendeis; não nos desprezeis, seja qual for a nossa miséria. Em vós depositamos todas as nossas esperanças. Mostrai-nos o vosso poder; pois, o Senhor vos fez tão poderosa, para que estivésseis sempre pronta a fazer-nos bem e mostrar-nos a vossa misericórdia. Amém. (EPC)
Deixe seu comentário