História da devoção ao Senhor Bom Jesus do Bonfim
A cada dia, a devoção ao Senhor do Bonfim tem conquistado milhares de devotos. Sua história, marcada pela Fé, causa admiração ao povo brasileiro.
Redação (Sexta-feira, 03-04-2020, Gaudium Press) Considerada uma das mais antigas devoções da Igreja Católica, a invocação do Senhor Bom Jesus do Bonfim se originou no dia 18 de abril de 1745, em Setúbal, Portugal.
Fruto de uma promessa
Na ocasião, o capitão da marinha portuguesa, Teodósio Rodrigues de Faria, fez uma promessa, durante uma forte tempestade, de que, caso sobrevivesse, traria de Portugal a imagem de Senhor do Bonfim, representado por Nosso Senhor Jesus Cristo crucificado. O capitão se salvou e cumpriu com sua promessa.
A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim
A imagem foi inicialmente introduzida na Capela de Nossa Senhora da Penha de França de Itapagipe, e depois foi introduzida na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, que demorou 30 anos para ser construída.
Conservando verdadeiros tesouros, o interior deste templo é todo em estilo neoclássico. As pinturas no teto, obras do artista Joaquim Franco Velasco, chamam a atenção, assim como a coleção de quadros conservados na sacristia, de autoria do pintor baiano do século XVIII, José Teófilo de Jesus.
A devoção ao Senhor do Bonfim
A cada dia, a devoção ao Senhor do Bonfim tem conquistado milhares de devotos por todo Brasil. Sua história, marcada pela Fé, causa admiração ao povo brasileiro, que o acolhe de braços abertos e recorre à Ele em busca de suas graças.
Durante sua história, a devoção ao Senhor Bom Jesus do Bonfim concedeu relevantes contribuições à capital baiana, dentre as quais se destacam a construção da Capela Senhor do Bonfim entre 1746 e 1754 e as obras da Ladeira que concede acesso ao Largo do Bonfim em 1810.
Irmandade da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim
Atualmente, a Irmandade da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, composta por mesários, estatutários, eméritos e beneméritos, é a responsável por manter a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, que anualmente acolhe milhares de devotos.
História das fitinhas do Senhor do Bonfim
As famosas fitinhas do Senhor do Bonfim, lembrança obrigatória sobretudo de turistas que visitam a cidade, se originaram no século XVIII. Na época, as fitinhas eram chamadas de ‘medidas’, pois possuíam a medida do braço da imagem do Senhor do Bonfim. Devotos e romeiros vinham de longe e levavam a medida e assim propagavam ainda mais esta devoção.
Na Sala dos Milagres, os devotos manifestam sua devoção ao Senhor do Bonfim agradecendo as graças alcançadas através de diversos objetos, tais como: cartas, diplomas, moldes de partes do corpo humano e milhares de fotos. (EPC)
Deixe seu comentário