Gaudium news > Governo das Filipinas declara três templos católicos como tesouros culturais nacionais

Governo das Filipinas declara três templos católicos como tesouros culturais nacionais

Os tesouros culturais nacionais são propriedades com valor histórico, cultural e artístico excepcional. Esta é a mais alta designação concedida a um local ou estrutura no país.

Governo das Filipinas declara tres templos catolicos como tesouros culturais nacionais

Rizal – Filipinas (26/02/2025 10:50, Gaudium Press) A agência cultural do governo das Filipinas adicionou três templos católicos da era espanhola na província de Rizal à sua lista de tesouros culturais nacionais. São eles: a Igreja Paroquial de Santa Úrsula em Binangonan; o Santuário Diocesano e Paróquia de São José em Baras; e a Igreja Paroquial de São Jerônimo em Morong.

Com isso, a Diocese de Antipolo agora possui quatro igrejas designadas como tesouros culturais nacionais, incluindo a Igreja de San Ildefonso de Toledo em Tanay, que recebeu o título no ano de 2001. Os tesouros culturais nacionais são propriedades com valor histórico, cultural e artístico excepcional. Esta é a mais alta designação concedida a um local ou estrutura no país.

Igreja Binangonan

Igreja Binangonan

A estrutura original da Igreja Binangonan foi construída no século XVIII. Segundo a Diocese, os retábulos originais da igreja são exemplos monumentais extraordinários de estilos de retábulos construídos nos séculos XVIII e XIX.

Fundada como paróquia pelos franciscanos em 1621, sua administração foi transferida aos jesuítas em 1679 e posteriormente aos agostinianos em 1697. Os franciscanos retomaram o cuidado pastoral da paróquia em 1737. No dia 2 de março será divulgada uma declaração formal da igreja como um tesouro cultural nacional.

Igreja de Baras

Igreja de Baras

Originalmente construída em 1595 por missionários franciscanos, a Igreja de Baras é a mais antiga paróquia josefina no sul do continente tagalo. A estrutura atual da igreja foi concluída em 1686.

De acordo com a Diocese, os retábulos maiores e os menores originais da igreja são exemplos de retábulos monumentais de estilo barroco adaptados ao contexto filipino. A cerimônia de declaração formal da igreja como tesouro cultural nacional está programada para ocorrer no dia 9 de março e contará com a presença de vários representantes da Igreja e do governo.

Igreja Morong

Igreja Morong

Já a Igreja Morong foi construída no ano de 1615, logo após um incêndio destruir o primeiro templo de madeira. Dedicada a São Jerônimo, a igreja foi concluída no ano de 1620. No início da década de 1850, o franciscano padre Máximo Rico contratou o artesão nativo de Paete, Bartolome Palatino, para reformar a fachada e construir uma torre sineira.

Segundo a Diocese, as três igrejas exibem um alto grau de integridade e seus objetos eclesiásticos também exibem adaptações filipinas de estilos artísticos europeus, ibero-americanos e asiáticos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas