Governo das Filipinas declara três templos católicos como tesouros culturais nacionais
Os tesouros culturais nacionais são propriedades com valor histórico, cultural e artístico excepcional. Esta é a mais alta designação concedida a um local ou estrutura no país.
Rizal – Filipinas (26/02/2025 10:50, Gaudium Press) A agência cultural do governo das Filipinas adicionou três templos católicos da era espanhola na província de Rizal à sua lista de tesouros culturais nacionais. São eles: a Igreja Paroquial de Santa Úrsula em Binangonan; o Santuário Diocesano e Paróquia de São José em Baras; e a Igreja Paroquial de São Jerônimo em Morong.
Com isso, a Diocese de Antipolo agora possui quatro igrejas designadas como tesouros culturais nacionais, incluindo a Igreja de San Ildefonso de Toledo em Tanay, que recebeu o título no ano de 2001. Os tesouros culturais nacionais são propriedades com valor histórico, cultural e artístico excepcional. Esta é a mais alta designação concedida a um local ou estrutura no país.
Igreja Binangonan
A estrutura original da Igreja Binangonan foi construída no século XVIII. Segundo a Diocese, os retábulos originais da igreja são exemplos monumentais extraordinários de estilos de retábulos construídos nos séculos XVIII e XIX.
Fundada como paróquia pelos franciscanos em 1621, sua administração foi transferida aos jesuítas em 1679 e posteriormente aos agostinianos em 1697. Os franciscanos retomaram o cuidado pastoral da paróquia em 1737. No dia 2 de março será divulgada uma declaração formal da igreja como um tesouro cultural nacional.
Igreja de Baras
Originalmente construída em 1595 por missionários franciscanos, a Igreja de Baras é a mais antiga paróquia josefina no sul do continente tagalo. A estrutura atual da igreja foi concluída em 1686.
De acordo com a Diocese, os retábulos maiores e os menores originais da igreja são exemplos de retábulos monumentais de estilo barroco adaptados ao contexto filipino. A cerimônia de declaração formal da igreja como tesouro cultural nacional está programada para ocorrer no dia 9 de março e contará com a presença de vários representantes da Igreja e do governo.
Igreja Morong
Já a Igreja Morong foi construída no ano de 1615, logo após um incêndio destruir o primeiro templo de madeira. Dedicada a São Jerônimo, a igreja foi concluída no ano de 1620. No início da década de 1850, o franciscano padre Máximo Rico contratou o artesão nativo de Paete, Bartolome Palatino, para reformar a fachada e construir uma torre sineira.
Segundo a Diocese, as três igrejas exibem um alto grau de integridade e seus objetos eclesiásticos também exibem adaptações filipinas de estilos artísticos europeus, ibero-americanos e asiáticos. (EPC)
Deixe seu comentário