Giuseppe Ambrosoli, missionário italiano, será beatificado em Uganda
A Uganda se prepara para a beatificação de Giuseppe Ambrosoli, missionário italiano, que dedicou sua vida de sacerdote e médico a cuidar dos doentes, no país
Redação (25/08/2022 12:10, Gaudium Press) A diocese de Gulu, em Uganda, anunciou que se prepara para a beatificação do missionário italiano Giuseppe Ambrosoli.
A declaração foi feita pelo Arcebispo da diocese, Dom John Baptist Odam. A arquidiocese conta com dois outros beatos martirizados: Jildo Irwa e Daudi Okello.
O padre Giuseppe Ambrosoli foi um missionário comboniano italiano. Dom John explicou que o missionário viveu uma vida simples e que “seu coração estava estritamente ligado ao de Deus”.
Conhecido carinhosamente como “bom doutor” ou “santo doutor” pelos ugandeses, padre Ambrosoli foi médico, filantropo e educador durante sua missão na Uganda.
O missionário será beatificado no dia 20 de novembro de 2022, na paróquia Kolongo, lugar onde ele viveu e trabalhou como missionário. A cidade fica a cerca de 130 quilômetros de Gulu, Sé da Arquidiocese.
Missionário e fama de santidade
Giuseppe Ambrosoli nasceu na cidade italiana de Como, em 1923. Em 1956, ele chegou como missionário na Uganda e se estabeleceu em Kalongo, onde fundou um hospital.
Até sua morte, em 1987, Giuseppe Ambrosoli se dedicava a cuidar dos doentes, especialmente dos leprosos da Uganda.
O Arcebispo de Gulu explicou que após a morte do sacerdote, as pessoas acreditavam que ele era uma pessoa santa.
Instruído então pelo Prefeito do Dicastério para a Causa dos Santos, o Arcebispo encorajou as pessoas a rezarem e a pedirem a intercessão do missionário italiano.
“Há cerca de dois anos, um milagre aconteceu no hospital. Uma senhora com um tumor maligno foi curada pela intercessão de Pe. Ambrosoli”, disse Dom Odam.
A cerimônia de beatificação estava prevista para ser realizada em 2020, porém as restrições sanitárias adiaram o acontecimento. (FM)
Deixe seu comentário