Frequência à Missa semanal está diminuindo na Itália
Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas da Itália, o número de pessoas que frequentam a Missa semanal está diminuindo cada vez mais
Redação (24/08/2022 16:00, Gaudium Press) Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas da Itália (ISTAT), o número de pessoas que frequentam a Missa semanalmente está em declínio. O estudo foi publicado com referência ao ano de 2022 e revelou que apenas 18,8% das pessoas afirmam comparecer, pelo menos uma vez por semana, à Santa Missa.
Esse número é significativamente menor do que os 31% que afirmam nunca ir à igreja, frequentando apenas em ocasiões especiais, como casamentos e batizados. As novas gerações são as que menos frequentam as igrejas; em 2022, apenas 12% delas compareciam à Missa pelo menos uma vez por semana.
No entanto, há duas décadas, a situação era quase o oposto. Naquela época, 36,4% dos italianos frequentavam regularmente a Missa dominical, enquanto apenas 16% nunca compareciam à igreja, a menos que fosse para eventos especiais.
Porém a média de frequência varia de acordo com as regiões da Itália. Na região sul, o percentual daqueles que vão regularmente à Missa é de 23%, enquanto nas regiões central e norte, esse número é de 17%.
Ao longo dos anos, o número de frequentadores das Missas na Itália vinha diminuindo gradualmente, mas o fenômeno aumentou com a chegada da pandemia e a suspensão das Missas nas igrejas.
Apesar dos números em declínio, a Itália ainda se destaca como um dos países europeus com uma das maiores taxas de frequência às Missas. De fato, os países do norte da Europa, a taxa de frequência da população que vai à igreja varia entre 3% e 8%. (FM)
Deixe seu comentário