Gaudium news > Franciscanos celebram o oitavo centenário da morte de seu Fundador

Franciscanos celebram o oitavo centenário da morte de seu Fundador

O início das celebrações está programado para ser realizado no próximo domingo, 10 de janeiro, na Basílica Santa Maria dos Anjos, em Assis (Itália).

Franciscanos celebram o oitavo centenario da morte de seu Fundador

Assis – Itália (07/01/2026 12h02, Gaudium Press ) No próximo domingo, 10 de janeiro, a Ordem dos Frades Menores dará início às celebrações pelo VIII Centenário do Trânsito de São Francisco de Assis. A conferência será realizada às 10h (horário local) na Basílica Santa Maria dos Anjos, em Assis (Itália). Esta é a última fase de uma jornada iniciada em 2023 e que permitiu aos franciscanos reviverem os últimos anos da vida terrena de seu fundador.

Riqueza do Carisma Franciscano

O evento contará com a presença dos ministros gerais da Família Franciscana: Frei Massimo Fusarelli, OFM, Frei Carlos Alberto Trovarelli, OFM Conv., Frei Roberto Genuin, OFM Cap., e Padre Tibor Kauser, OFS.. Participarão também o ministro geral da Ordem Terceira Regular (TOR), Frei Amando Trujillo Cano e a presidente da Conferência Internacional Franciscana de Irmãos e Irmãs da Ordem Terceira Regular, Irmã Daisy Kalamparamban.

Além desses personagens, que juntos representam uma riqueza do carisma franciscano em todo o mundo, também marcarão presenças de autoridades religiosas e civis locais, das quais se destacam: Dom Domenico Sorrentino, Bispo de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino e Foligno, e Valter Stoppini, prefeito da cidade de Assis. Através de um gesto será comemorada a reconciliação entre o Bispo e o prefeito de Assis.

Exposição da pintura mais antiga representando São Francisco de Assis

Dividido em várias partes, o rito testemunhará a riqueza do carisma franciscano e a transição simbólica do Centenário dos Estigmas para o do Trânsito. Na ocasião, a pintura mais antiga representando São Francisco de Assis será exposta na Basílica. A obra, conservada no Museu da Porciúncula, retrata o Santo com estigmas claramente visíveis e teria sido pintada em uma tábua de madeira usada para acolher e proteger o corpo de Francisco logo após sua morte.

Outra iniciativa programada para comemorar este oitavo centenário será a primeira exposição pública dos restos mortais de São Francisco, programada para acontecer entre os dias 22 de fevereiro a 22 de março de 2026 na cripta da Basílica de Assis. Mais de 250 mil peregrinos já fizeram suas reservas para visitar as relíquias do fundador dos franciscanos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas