Gaudium news > França: população vota pela permanência de imagem de São Miguel em praça pública

França: população vota pela permanência de imagem de São Miguel em praça pública

A decisão de um tribunal regional ordenou a retirada de uma imagem de São Miguel que está na praça pública da cidade francesa de Sables-d’Olonne. A população, contudo, é favorável à permanência do Arcanjo

SanMiguel 768x427 1

Redação (09/03/2022 16:46, Gaudium Press) Os habitantes da cidade francesa de Sables-d’Olonne querem que a imagem de São Miguel permaneça onde está.

Graças a uma votação organizada pelo prefeito da cidade, Yannick Moreau, 94,51% dos 4.593 votos contabilizados são contrários à retirada da imagem do Arcanjo São Miguel.

Yannick Moreau decidiu organizar uma consulta à população, pois ele é contrário à decisão judicial que ordena a retirada da imagem de São Miguel de seu local habitual.

A votação foi organizada pela internet, entre os dias 25 de fevereiro e 5 de março, e presencialmente no último sábado 5 de março.

“A opinião dos citadinos vai nos esclarecer e nos guiar nas próximas etapas que cidade tomará em relação à decisão da justiça”, explicou o prefeito.

Anticlericalismo

Tudo começou em novembro de 2021, quando a Federação do Livre Pensamento da Vendéia (Fédération de la Libre-Pensée de Vendée), fez apelo ao tribunal administrativo de Nantes pedindo a retirada da imagem de São Miguel da praça pública.

A associação anticlerical alega que a estátua do Arcanjo é contrária à lei da laicidade de 1905, segundo a qual é proibido erigir símbolo de caráter religioso no espaço público.

O tribunal administrativo interpretou que a estátua é um emblema religioso e deve, portanto, ser retirada do espaço público. A decisão foi tomada no dia 16 de dezembro. O prefeito de Sables-d’Olonne recorreu da decisão no mesmo dia.

A imagem de São Miguel Arcanjo, padroeiro da França, era patrimônio de um antigo colégio católico e foi instalada há três anos na frente da igreja homônima. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas