França: celebração das exéquias do Pe. Olivier Maire, assassinado na segunda-feira
Foi justamente na Basílica de São Luís Maria de Montfort que hoje se realizaram as exéquias do Pe. Olivier, provincial dos montfortinos na França.
Redação (13/08/2021 15:42, Gaudium Press) Hoje, todos os sinos das igrejas da Vendée (Vendeia), no noroeste da França, tocaram em um sinal de luto pelo Padre Olivier Marie, assassinado na segunda-feira por um homem de origem ruandesa que ele havia acolhido em sua comunidade de Saint Laurent sur Sévre – um nome tão intimamente ligado a São Luís Maria Grignion de Montfort. O assassino, que se entregou às autoridades, já havia sido acusado de ser o autor do incêndio da Catedral de Nantes, no ano passado, e havia participado de uma audiência com o Papa.
Foi justamente na Basílica de São Luís Maria de Montfort, localizada nesta cidade, que ocorreram os funerais do Padre Olivier. As exéquias começaram às 14:30 e duraram cerca de duas horas. Foram presididas pelo Presidente do Episcopado Francês, Mons. Éric de Moulins-Beaufort e contou com a presença do Pe. Santino Brembilla, superior geral dos padres montfortianos. Estiveram presentes personalidades civis e políticas.
A presença dos fiéis foi permitida, e na ‘parvis’ (praça) da Basílica foi instalado um telão para acompanhar a cerimônia.
Um homem de grande sabedoria
No início da cerimônia, foi exposto o percurso de sua vida: “Nascido em 19 de novembro de 1960 em Besançon”, o sacerdote tinha numerosos diplomas, em teologia, psicologia, ciências naturais, obtidos em diversas cidades. Ele foi ordenado sacerdote em 1992.
“Tomo a liberdade de lhe dizer: você continuou sendo um homem simples, muito acessível, que não faz barulho, mas que avança”, disse o irmão monfortino Daniel Busnel na cerimônia, muito emocionado. “Sentirei sua falta, sentirei falta do seu bom humor.” Mas “devemos continuar trabalhando”, prosseguiu o irmão: “Não pense que você vai ficar de braços cruzados na casa do Senhor”.
A homilia foi pronunciada pelo Pe. Robert Chapotte, assistente do Pe. Olivier Maire, mencionando a “sabedoria” do sacerdote.
A cerimônia se encerrou com uma “Ave-Maria” que ressoou pela Basílica.
O padre foi enterrado no cemitério da Sabedoria, situado ao lado da Basílica, onde os religiosos da Congregação são enterrados.
Com informações France Bleu.
Deixe seu comentário