França: Cardeal confessa que abusou de adolescente de 14 anos
O Cardeal Jean-Pierre Ricard, Bispo emérito de Bordeaux, revelou que quando ainda era sacerdote teve uma conduta inapropriada em relação a uma adolescente de 14 anos. Esse é o novo escândalo de agressão sexual que abala a Igreja na França
Redação (09/11/2022 14:00, Gaudium Press) Nas últimas semanas a Igreja Católica da França sofre com a revelação de novos casos de abusos sexuais, a polêmica é ainda maior pois desta vez, os implicados são Bispos.
O caso mais recente é o do Cardeal Jean-Pierre Ricard, Bispo emérito de Bordeaux. Ele reconheceu, no último dia 7 de novembro, que teve um comportamento “repreensível em relação a uma adolescente de 14 anos” quando ele ainda era sacerdote, há 35 anos.
O Cardeal escreveu “meu comportamento causou consequências graves e duradouras para essa pessoa” e que ele pediu perdão à jovem.
Cardeal Jean-Pierre Ricard reconhece sua falta
A confissão do Cardeal Ricard se deve a uma carta dos pais da vítima, atualmente com cerca de 50 anos de idade, endereçada ao Bispo de Nice, também na França.
Com efeito, em fevereiro de 2022, o Cardeal Ricard foi nomeado para gerenciar uma investigação sobre os lares e as famílias de adoção. Os pais da vítima souberam da nomeação e contrariados com a notícia decidiram relatar o fato do Cardeal Ricard ao Bispo de Nice.
Após a denúncia da carta, o Cardeal Ricard confessou ter beijado a filha do casal, informaram as autoridades judiciárias de Marselha, cidade que conduz as investigações sobre o caso.
Consequência traumática da agressão
O caso será investigado como “agressão sexual agravada”. As datas, os detalhes e as circunstâncias do fato serão analisadas pelas autoridades e a vítima será ouvida.
Em entrevista concedida à agência France Inter, Véronique Margron, presidente da conferência dos religiosos e religiosas da França, contou sobre o trauma que a agressão causou na vítima.
Em fevereiro de 2022, Véronique foi procurada pela mulher. A vítima ficou surpresa ao descobrir, através da imprensa, que o Cardeal Jean-Pierre Ricard chefiaria uma comissão responsável por investigar agressões sexuais em uma comunidade.
Véronique Margron contou que a narração da vítima é “credível e sincera” e que “o trauma que ela experimentou é extremamente forte e foi muito violento”.
Cardeal Jean-Pierre Ricard
Em sua declaração, Dom Jean-Pierre Ricard afirmou que se coloca à disposição da justiça e que vai se retirar para um período de recolhimento e oração.
Jean-Pierre Ricard, é uma conhecida figura do episcopado francês. Ele foi presidente da Conferência Espicopal dos Bispos da França de 2001 a 2008. O Bispo emérito de Bordeaux foi nomeado cardeal em 2006, pelo Papa Bento XVI. Ele também é membro do Dicastério para a Doutrina da Fé, dicastério do Vaticano responsável por investigar os casos de abuso sexual na Igreja.
🔴 Mgr @Mgr_EMB lit le communiqué du cardinal Ricard, qui reconnait des actes graves. Archevêque émérite de Bordeaux, il est membre du Dicastère pour la Doctrine de la Foi. #APLourdes
👉 Lutte contre les abus : la conférence de presse d’@Eglisecatho : https://t.co/O1hqDrCh3n pic.twitter.com/rBcccNdzNw— KTOTV (@KTOTV) November 7, 2022
Os Bispos se dizem chocados com a revelação de Dom Ricard
O escândalo de Dom Jean-Pierre Ricard foi revelado durante a 90ª Conferência Episcopal Francesa, em Lourdes.
O presidente da Conferência dos Bispos, Éric de Moulins-Beaufort, que estava reunido com outros 120 homólogos, se encarregou de ler publicamente a carta de Dom Ricard.
Dom Éric confessou que a revelação foi um choque para os Bispos e para a Igreja. Ele relembrou que ao todo, dez Bispos franceses estão implicados direta ou indiretamente em acusações de agressão sexual. (FM)
Deixe seu comentário