Gaudium news > França: 10 mil adultos serão batizados na Páscoa, uma verdadeira “explosão”

França: 10 mil adultos serão batizados na Páscoa, uma verdadeira “explosão”

Na noite do Sábado Santo, 19 de abril, mais de 17.000 catecúmenos na França receberão o Batismo durante a Vigília Pascal. Esse número dobrou em dois anos.

Cresce o numero de Batismos de adultos na franca

Redação (11/04/2025 14:31, Gaudium Press) “Há algo que acontece, que nos surpreende, que nos encanta”, diz o bispo Olivier Leborgne, de Arras, referindo-se à “explosão” no número de catecúmenos na França.

Em 2025, haverá 10.384 adultos nas 98 dioceses da França que entrarão plenamente na comunidade dos fiéis por meio da unção do Batismo, o dobro de 2023. O mesmo vale para os adolescentes, os números são fora do comum: serão 7400 recém-batizados (em comparação com cerca de 5000 em 2024).

Os jovens de 15 a 25 anos são os mais representados (mais de 4000 pessoas), embora todas as faixas etárias tenham visto um aumento nos pedidos de batismos. Esta geração cresceu com as redes sociais e encontra um apoio real em seu caminho de fé, mas assume a “necessidade de ir ao encontro de comunidades reais, pessoas reais, lugares onde serão acompanhados”, diz Catherine Chevalier, responsável pelo “Anúncio e Acompanhamento da Vida Cristã” da Igreja da França. A participação recorde de várias peregrinações atesta esse entusiasmo por encontros presenciais, como a peregrinação de la Frat, para estudantes do ensino médio de Ile-de-France, que espera receber mais de 13.000 jovens e acompanhantes na cidade mariana de Lourdes entre os dias 12 e 17 de abril.

Metade desses catecúmenos vem de uma tradição cristã, e um quinto sem cultura religiosa. Para muitos, é um evento doloroso, como uma morte, ou um evento feliz, como um casamento ou o nascimento de um filho, que marca o início do processo de solicitação do batismo.

O recente aumento nos batismos de adultos nos últimos três anos consecutivos deve ser colocado em contexto,  já que o número total de batismos caiu drasticamente nas últimas décadas. Em 2000, a França tinha um total de mais de 400.000 batismos por ano, em comparação com menos de 200.000 desde 2020.

O número de Crismas ou Confirmações também têm aumentando. Mais de 9.000 adultos receberam este Sacramento na França, em 2024, mais do que o dobro do número registrado em 2022.

Esse afluxo de futuros cristãos batizados obriga a Igreja a se reorganizar, explica Cécile Eon, delegada nacional para o catecumenato de adultos. “Antes, havia um ou dois catecúmenos por ano em uma paróquia; agora há dez”, explica ela. O acompanhamento agora é frequentemente oferecido em grupos, entre os catecúmenos, com uma equipe dedicada. De fato, a Igreja registrou um aumento de 31% no número de pessoas que acompanham os catecúmenos, chegando a mais de 11.000.

A paróquia continua sendo o centro desse treinamento, ao qual os influenciadores católicos nas redes sociais se referem, mas outros grupos, como pastorais ou movimentos de escoteiros, também poderiam ser bem utilizados para acompanhar os jovens rumo ao batismo. “Minha fé está crescendo graças ao grupo pastoral da minha faculdade”, diz Océane, de 14 anos, aluna do Colégio Poissy.

A Igreja também reflete sobre como integrar os recém-batizados depois de terem recebido o Sacramento, por exemplo, em grupos de neófitos (ou seja, os recém-batizados), ou um sistema de padrinhos para acompanhar os recém-batizados, porque há um grande risco de que eles se vejam “abandonados” depois do intenso período de formação antes do Batismo.

Com informações Vatican News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas