Gaudium news > Fim do Jubileu em Roma: as datas de fechamento das Portas Santas

Fim do Jubileu em Roma: as datas de fechamento das Portas Santas

A basílica de Maria Maggiore fechará sua Porta Santa durante uma cerimônia na noite de 25 de dezembro. No sábado, dia 27, será a vez da Basílica de São João de Latrão e, no domingo, dia 28, a da Basílica de São Paulo Fora dos Muros. A cerimônia de encerramento do Jubileu acontecerá em 6 de janeiro, Solenidade da Epifania, na Basílica de São Pedro, em Roma.

Foto: Diocesi di Roma / Gennari

Foto: Diocesi di Roma / Gennari

Redação (21/12/2025 10:52, Gaudium Press) A Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maggiore será a primeira a ser fechada por ocasião do Jubileu de 2025. A cerimônia será realizada no dia de Natal, às 17h, e será presidida pelo cardeal arcipreste da Basílica Liberiana, Rolandas Makrickas. Em seguida, no sábado, 27 de dezembro, será o fechamento da Porta Santa da Basílica de São João de Latrão. A cerimônia está prevista para as 11h e será presidida pelo cardeal arcipreste Baldo Reina. No dia seguinte, domingo, 28 de dezembro, o cardeal arcipreste da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, James Michael Harvey, presidirá a cerimônia de fechamento da Porta Santa desta basílica.

A cerimônia em Santa Maria Maggiore

Aberta em 1º de janeiro de 2025, a Porta Santa da basílica liberiana recebeu mais de vinte milhões de peregrinos e fiéis. A data de encerramento não foi escolhida ao acaso: Santa Maria Maggiore é, de fato, a basílica do Santo Natal, guardiã das relíquias das tábuas do presépio onde foi deitado o Menino Jesus recém-nascido. A cerimônia começará com o canto das segundas vésperas, seguido, às 18h, do ritual de fechamento da Porta Santa, acompanhado pelo som da La Sperduta, o antigo sino da basílica. Para permitir a preparação das cerimônias, a basílica fechará suas portas ao público às 15h do dia 25 de dezembro. O acesso será retomado às 16h e será permitido, dentro do limite de vagas disponíveis, única e exclusivamente para a participação nas celebrações previstas. No entanto, para aqueles que estiverem do lado de fora, haverá a transmissão em um telão instalado na praça de Santa Maria Maggiore.

Os ritos em São João de Latrão e São Paulo Fora dos Muros

O rito de fechamento da Porta Santa da Basílica de São João de Latrão será seguido por uma celebração eucarística animada pelo coro da diocese de Roma, dirigido por Dom Marco Frisina. Durante o Ano Santo, a Porta Santa de São João de Latrão foi atravessada pelos fiéis de muitas paróquias romanas: de fato, as comunidades paroquiais escolheram em sua maioria organizar seu Jubileu na catedral de Roma. Os fiéis poderão acessar a basílica com um ingresso gratuito, das 8h às 10h. Após o fechamento da Porta Santa da basílica papal de São Paulo Fora dos Muros, será possível participar livremente, sem ingresso.

Com informações Vatican News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas