Filosofia de São Tomás de Aquino é adotada por universidades chinesas
Um Simpósio sobre o Doutor Angélico reuniu dezenas de acadêmicos e especialistas provenientes de trinta universidades da China continental.
Wuhan – China (13/06/2024 14:49, Gaudium Press) Entre os dias 8 e 9 de junho, a Universidade estatal chinesa de Ciências e Tecnologia Huazhong (HUST), localizada na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, sediou o Quinto Fórum Nacional de Filosofia Medieval, um Simpósio dedicado a São Tomás de Aquino.
Mais de setenta acadêmicos e especialistas provenientes de trinta universidades da China continental, de Hong Kong, Taiwan e Macau palestraram ao longo dos dois dias do evento acadêmico promovido por ocasião dos 800 anos do nascimento do ‘Grande Sábio da Filosofia’, como é conhecido o ‘Doutor Angélico’ no meio acadêmico chinês.
Nova tradução em chinês da Suma Teológica
O Simpósio foi iniciado com uma palestra intitulada ‘800 anos de Santo Tomás de Aquino: o tomismo em contextos históricos’, ministrada por Wu Tianyue, secretário geral do Comitê especializado em Filosofia Medieval do Instituto Nacional de Filosofia e professor da Universidade de Pequim.
Durante sua palestra, o professor Wu aproveitou para apresentar uma visão geral de todas as pesquisas realizadas pelo Comitê durante o ano jubilar de Santo Tomás de Aquino. Um dos destaques foi a publicação de uma nova tradução em chinês da ‘Suma Teológica’, obra mestra do Doutor Angélico, produzida sob o patrocínio da Universidade de Huazhong.
Temas abordados durante as palestras do Simpósio
Também participaram do Simpósio vários membros da Igreja Católica na China, dentre eles estava o Padre Peter Zhao Jianmin. O sacerdote da Arquidiocese de Pequim apresentou um trabalho intitulado ‘Filosofia escolástica e seu impacto histórico’. Já o filósofo taiwanês Bernard Li Jianqiu, ex-reitor da Universidade Católica Fu Jen, dedicou sua palestra ao tema: ‘Desenvolvimento espiritual de Santo Tomás’.
Outro trabalhos foram dedicados à antropologia e à metafísica segundo Santo Tomás de Aquino. Além disso, alguns trabalhos investigaram e aprofundaram questões como a relação entre a Filosofia grega e os Padres da Igreja e a epistemologia teológica de Santo Tomás de Aquino.
O maior professor de todas as filosofias
Em nota, a Universidade de Huazhong descreveu São Tomás de Aquino como um ‘gigante da filosofia’ que “ocupa uma posição histórica importante na história da filosofia ocidental”, sendo “o maior professor de todas as filosofias”. No dia 18 de julho de 2023, a igreja celebrou os 700 anos da canonização do Doutor Angélico e, em 2024, comemorará os 750 anos de sua morte. Em 2025, a igreja festejará os 800 anos de seu nascimento. (EPC)
Deixe seu comentário