Gaudium news > Filipinas: Santuário Nacional de Maria Auxiliadora se torna Basílica menor

Filipinas: Santuário Nacional de Maria Auxiliadora se torna Basílica menor

Com a distinção concedida pelo Papa Francisco, este Santuário Mariano se torna a primeira Basílica menor da Diocese de Parañaque.

Filipinas Santuario Nacional de Maria Auxiliadora se torna Basilica menor

Redação (28/03/2025 17:13, Gaudium Press) O Santuário Nacional de Maria Auxiliadora, localizado na Cidade de Parañaque, Filipinas, será elevado à categoria de Basílica menor. “Receber esta honra é realmente uma graça de Deus e uma profunda bênção para nosso Santuário Nacional e Paróquia”, diz um comunicado divulgado pela própria paróquia.

Com esta distinção concedida pelo Papa Francisco, o Santuário Nacional de Maria Auxiliadora se torna a primeira Basílica menor da Diocese de Parañaque, com 22 anos de existência. A nova Basílica abriga uma imagem centenária de Nossa Senhora Auxiliadora, que, no ano de 2022, recebeu coroação canônica.

O que é uma Basílica?

Segundo o documento Domus Ecclesiae, preparado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, as Basílicas são igrejas dotadas de especial importância para a vida litúrgica e pastoral de uma Diocese e, por isso, possuem “um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice”.

O documento explica ainda que “entre as Igrejas de uma Diocese, em primeiro lugar e com maior dignidade, está a Catedral, na qual é colocada a Cátedra, sinal do magistério e do poder do Bispo, pastor da sua Diocese, e sinal da comunhão com a Cátedra romana de Pedro. Seguem-se depois as igrejas paroquiais, que são sede das várias comunidades da Diocese. Existem, além disto, os santuários, aos quais acorrem em peregrinação os fiéis da Diocese e de outras igrejas locais”.

Basílicas maiores e Basílicas menores

Existem dois tipos de Basílicas: as “maiores”, que são quatro, todas situadas em Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros; e as “menores”, que já passam de 1500 e estão distribuídas em todo o mundo. O título de Basílica menor só pode ser concedido pelo Papa, para recebê-lo, a igreja deve ser reconhecida como um centro de atividade litúrgica e pastoral, sobretudo para as celebrações da Eucaristia, da Reconciliação e dos outros sacramentos, “sendo exemplar quanto à preparação e desenvolvimento, fiel na observância das normas litúrgicas e com a ativa participação do povo de Deus”, como destaca o decreto Domus Ecclesiae. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas