Filipinas: Santuário Mariano reabre ao público após ser restaurado
O templo havia sido danificado pela erupção do Vulcão Taal e permaneceu fechado ao público por dois anos.
Batangas – Filipinas (27/06/2024 16:20, Gaudium Press) Após passar por um longo período fechado para restauração, o centenário Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Caysasay, localizado em Batangas, nas Filipinas, foi reaberto ao público para serviços religiosos.
Santuário foi danificado pela erupção de um vulcão
Em 2021, após ter sido danificado pela erupção do Vulcão Taal no ano anterior, este templo católico do século XVII, foi entregue, junto de seu complexo, aos cuidados do Museu Nacional das Filipinas, que trabalhou em sua restauração e reabilitação.
No dia 20 de junho de 2024, o Santuário foi devolvido formalmente à Arquidiocese de Lipa totalmente restaurado. Durante a cerimônia, ele foi declarado ‘Tesouro Cultural Nacional’ e ‘Marco Histórico Nacional’.
Um sonho que se tornou realidade
O Arcebispo de Lipa, Dom Gilbert Garcera, afirmou que o projeto de restauração é “um sonho que se tornou realidade. Um Santuário reconstruído e uma devoção renovada a Nossa Senhora de Caysasay”.
Já o diretor-geral do Museu Nacional das Filipinas, Jeremy Barns, ressaltou que este projeto de restauração mostra o trabalho árduo e a dedicação da agência em preservar a estrutura histórica “que permanecerá como um tesouro cultural e um marco histórico para as próximas gerações”.
Núncio Apostólico nas Filipinas presidiu cerimônia de dedicação
Uma Santa Missa Solene de dedicação da igreja e do altar foi presidida pelo Núncio Apostólico nas Filipinas, Dom Charles Brown. Em sua homilia, ele elogiou os esforços de restauração. “Quando abrimos as portas e vi as obras lá dentro pela primeira vez, fiquei literalmente sem fôlego pela beleza desta restauração histórica, trazendo a igreja de volta ao seu esplendor, simplicidade, integridade e nobreza originais”, comentou. (EPC)
Deixe seu comentário