Filipinas: Santuário Arquidiocesano de Santa Ana se torna Basílica Menor
Este título é muito importante para a Diocese que possui apenas 19 anos e já terá sua primeira Basílica Menor, com seus respectivos privilégios especiais.
Filipinas – Taguig (03/08/2022 16:59, Gaudium Press) O Santuário Arquidiocesano de Santa Ana, localizado na cidade de Taguig, Filipinas, foi designado formalmente pelo Vaticano como Basílica menor, entrando para a lista das vinte igrejas do país que receberam tal honra.
Primeira Basílica Menor da Diocese
Dom Mylo Hubert Vergara, Bispo de Pasig, comentou que este título é muito importante para a Diocese que possui apenas 19 anos e já terá sua primeira Basílica Menor, com seus respectivos privilégios especiais.
O pedido ao Vaticano para que fosse concedido o título e a dignidade de Basílica Menor ao Santuário de Santa Ana foi enviado à Santa Sé no ano passado. A petição continha 180 páginas nas quais estavam contidas a história da paróquia, os serviços litúrgicos e sociais oferecidos por ela, além de um breve histórico sobre a cultura e devoção local.
Requisitos para receber o título de Basílica Menor
O título de Basílica menor pode ser concedido por beleza arquitetônica, significado histórico, renome litúrgico, presença de uma relíquia ou obra de arte especial ou por qualquer combinação dessas qualidades. O santuário arquidiocesano já abriga uma relíquia óssea de Santa Ana.
Uma Basílica também possui privilégios especiais com vínculos com o Papa. Um deles é a indulgência plenária, que os fiéis que visitam o templo e participam de ritos sagrados podem receber. Os três símbolos da igreja que distinguem uma basílica são o ombrellino (pequeno guarda-chuva), o tintinnabulum (sinos) e o símbolo da tiara e chaves que está na bandeira do Vaticano. (EPC)
Deixe seu comentário