Filipinas: Igreja de 250 anos recebe status de basílica menor
O Santuário se torna a primeira Basílica Menor da Arquidiocese de Lingayen-Dagupan em seus 19 anos de história.
Filipinas – Pangasinan (28/07/2022 09:44, Gaudium Press) A Arquidiocese de Lingayen-Dagupan, Filipinas, anunciou que a Igreja Paroquial de São Domingos, localizada na cidade de São Carlos, no norte de Luzon, foi designada como Basílica Menor.
Primeira Basílica Menor da Diocese
Foi Dom Mylo Hubert Vergara, Bispo de Pasig que anunciou a aprovação do Vaticano de sua petição para conceder ao Santuário Arquidiocesano de Santa Ana na cidade de Taguig o status de Basílica Menor.
A designação faz do Santuário a primeira Basílica Menor da Arquidiocese em seus 19 anos de história. O título oficial da igreja será alterado para Basílica Menor de São Domingos em um rito litúrgico a ser marcado nas próximas semanas.
250 anos de história
A primeira igreja dominicana na província de Pangasinan foi uma simples capela de bambu e nipa construída em 1587. Por conta de inundações, o local original foi movido para regiões mais elevadas nos séculos XVII e XVIII.
A maioria das igrejas do século XVIII eram construídas de tijolos e os maiores tijolos era produzidos na cidade de São Carlos. Após a Revolta do Palaris, em 1765, uma nova igreja em seu local atual foi construída e concluída em 1773. A igreja tem agora 250 anos.
Santo Domingo Ybanez e São Francisco Gil
Santo Domingo Ybanez de Erquicia, que recebeu a coroa do martírio em Nagasaki, no Japão, e São Francisco Gil de Federich, que morreu pela Fé na região norte de Tonkin, no Vietnã, eram missionários dominicanos que atuavam na Paróquia de São Domingos. (EPC)
Deixe seu comentário