Catedral filipina se torna o primeiro Santuário Mariano Internacional na Ásia
O templo, dedicado a Nossa Senhora da Paz e Boa Viagem, possui 450 anos e se torna o primeiro santuário mariano internacional da Ásia e o sexto do mundo.
Antipolo – Filipinas (17/01/2024 10:05, Gaudium Press) No próximo dia 26 de janeiro, a Catedral Antipolo, nas Filipinas, celebrará de forma oficial a obtenção do título concedido pelo Vaticano de Santuário Internacional. Na ocasião, os fiéis filipinos poderão festejar as bênçãos que lhes foram concedidas com esse novo status.
O templo, dedicado a Nossa Senhora da Paz e Boa Viagem, possui 450 anos e se tornará o primeiro santuário mariano internacional da Ásia e o sexto do mundo. A Catedral também se torna o 11º santuário internacional do mundo e o terceiro na Ásia, depois da Igreja de São Tomás Malayattoor, na Índia, e do Solo Sagrado do Martírio de Haemi, juntamente com as Rotas de Peregrinação de Seul, na Coreia do Sul.
História do Santuário de Nossa Senhora da Paz e da Boa Viagem
No ano de 1626, a imagem de Nossa Senhora da Paz e da Boa Viagem partiu de Acapulco num veleiro. Após três meses, tendo passado por tempestades e sobrevivido a incêndios, a embarcação chegou à costa filipina. Por este motivo, a imagem mariana recebeu o título com o qual é reconhecida atualmente.
Uma igreja havia sido construída em Antipolo pelos missionários franciscanos em 1578, sendo assumida pelos missionários jesuítas em 1591. Um novo templo foi erguido em 1630 e consagrado à Nossa Senhora da Paz e da Boa Viagem em 1632. Em 14 de janeiro de 1954, tornou-se o primeiro santuário oficialmente reconhecido no país e no Sudeste Asiático.
No dia 25 de junho de 1983, após a criação oficial da Diocese de Antipolo, a igreja foi designada Catedral, tendo Dom Protácio G. Gungon como seu primeiro Bispo. O Santuário é um importante local de peregrinação que anualmente recebe milhões de fiéis, sobretudo entre os meses de maio e julho, quando ocorre a temporada de peregrinação. (EPC)
Deixe seu comentário