Filipinas: Bispos pedem aos fiéis participação presencial nas Missas
Os Bispos das Filipinas publicaram uma carta para incentivar os fiéis a retomarem a participação presencial nas celebrações eucarísticas, após os anos de pandemia
Redação (17/10/2022 13:00, Gaudium Press) Com a pandemia da Covid-19, a diocese de Manila, bem como outras dioceses das Filipinas, disponibilizaram a transmissão via internet das Missas, uma vez que os fiéis não podiam ir às igrejas.
A diocese chegou a publicar uma carta, em março de 2020, dispensando os fiéis de cumprirem “presencialmente” o preceito dominical durante o período de isolamento e aconselhando a participação remota pelos meios de comunicação.
Contudo, no último dia 14 de outubro, a diocese de Manila publicou uma carta incentivando os fiéis a retomarem a frequentação presencial das Santas Missas.
Com efeito, em muitas comunidades se constata que os fiéis têm dificuldade em retornar às Missas presenciais, mesmo se as medidas protetivas contra o coronavírus tenham diminuído.
Retorno à normalidade das celebrações presenciais
A carta evoca o aspecto “corporal e material” da vida cristã e convida os fiéis “à normalidade da vida cristã que faz do edifício da igreja o lugar das celebrações litúrgicas, em particular da Eucaristia”.
O texto lembra também a necessidade da participação ativa durante o sacrifício da Missa a fim de “receber o sacramento da Eucaristia com devoção e frequência”.
Dessa forma, os Bispos encorajam os fiéis a retomarem o caminho das igrejas: “Nenhuma transmissão de rádio ou de televisão é comparável à participação presencial direta ou que possa substituí-la”, continua a missiva.
Para encerrar, a carta explica que a comunhão espiritual – que pode ser feita quando alguém é impedido de participar presencialmente da Missa – é uma “oração de devoção, não litúrgica, e não pode normalmente substituir a manducação do Corpo e do Sangue de Cristo”.
As dioceses das Filipinas vão determinar se vão continuar as transmissões das Missas via internet e sob quais condições o farão. (FM)
Com informações de Fides.
Deixe seu comentário