Festa de São Francisco de Assis pode se tornar feriado nacional na Itália
São Francisco de Assis é considerado o Santo padroeiro da Itália, sua festa era celebrada como feriado nacional no país até o ano de 1977.
Roma – Itália (25/09/2025 10:25, Gaudium Press) A Festa de São Francisco de Assis, celebrada no dia 4 de outubro, poderá se tornar um feriado nacional na Itália. O projeto de lei foi votado pela Câmara dos Deputados italiana esta semana, tendo 247 votos a favor, dois contra e oito abstenções.
“Estou satisfeito que a Câmara tenha dado sua aprovação inicial a esta proposta: redescobrir São Francisco significa também reacender sua mensagem de paz, mais pertinente do que nunca”, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Lorenzo Fontana.
Proposta será encaminhada para votação no Senado
A proposta agora será encaminhada para o Senado do país que deverá decidir, através de votação, se o projeto se tornará lei ou não. Ainda não há data definida para que ocorra esta votação no parlamento italiano. Há grande expectativa pela aprovação do projeto apresentado pelo partido de centro-direita ‘Noi Moderati’.
Considerado o Santo padroeiro da Itália, a festa de São Francisco de Assis era celebrada como feriado nacional até o ano de 1977. Em 2026 se completará 800 anos de sua morte, ocorrida no ano de 1226.
Doze feriados nacionais na Itália
A Itália possui atualmente doze feriados nacionais, oito deles são religiosos: a Epifania em 6 de janeiro; a Segunda-feira de Páscoa; a Assunção de Nossa Senhora em 15 de agosto; o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro; a Imaculada Conceição em 8 de dezembro; o Natal em 25 de dezembro; e a Festa de Santo Estêvão, Mártir, em 26 de dezembro.
O oitavo feriado religioso é o dia do Santo Padroeiro local, variando de cidade para cidade. Em Roma, por exemplo, no dia 29 de junho são celebrados os padroeiros da capital italiana, São Pedro e São Paulo.
Os outros quatro feriados nacionais são: o Dia de Ano Novo (também a Solenidade de Maria, Mãe de Deus) (1º de janeiro); a celebração da libertação da Itália do nazifascismo em 1945, (25 de abril); Dia do Trabalho (também a Festa de São José Operário) (1º de maio); o nascimento da República Italiana em 1946 (2 de junho). (EPC)
Deixe seu comentário