‘Fé em Deus’ e ‘família unida’ são os princípios mais valorizados entre os brasileiros
A pesquisa ‘Brasil no Espelho’ entrevistou quase 10 mil pessoas em todo o país, tendo por objetivo traçar um perfil completo sobre o povo brasileiro.
Redação (18/08/2025 10:46, Gaudium Press) Uma pesquisa intitulada ‘Brasil no Espelho’, recentemente encomendada pela TV Globo, revelou que os princípios mais valorizados entre os brasileiros são o de ter Fé em Deus e a família unida. O estudo, que entrevistou quase 10 mil pessoas em todo o país, teve por objetivo traçar um perfil completo sobre o povo brasileiro.
A centralidade da família
A família exerce centralidade nas relações sociais, nas motivações e na tomada de decisões da maioria dos brasileiros. Segundo a pesquisa, 96% dos brasileiros concordam com a frase de que a “Família é a coisa mais importante da vida”. Além disso, 88% das pessoas diz acreditar ser importante preservar costumes e tradições de geração para geração.
A pesquisa mostra ainda que o principal sonho da maioria dos brasileiros é ver sua família feliz. De acordo com o estudo, a felicidade da família é ainda mais valorizada entre os que têm acesso à educação. Para 91% dos entrevistados, um dos principais objetivos na vida deve ser dar orgulho aos pais. Antes de tomar decisões importantes, 89% pensa antes de tudo na própria família.
A importância da Fé em Deus
Sobre a religiosidade, o levantamento destaca o fato do brasileiro ser um povo de Fé: Deus está presente em todos os momentos da vida (bons e ruins) da maioria dos entrevistados. Para 96% dos brasileiros, Deus está no comando da sua vida. Essa mesma porcentagem afirma ter Fé em Deus e por esse motivo acredita que tudo vai dar certo.
Ainda de acordo com o estudo, para 97% da população Deus é muito importante, sendo que 86% diz seguir alguma religião e acreditar que a Fé vale mais que ciência. Apesar de ser minoria, 14% do total, entre as pessoas que afirmam não ter religião, 91% assegura ter Fé em Deus.
A pesquisa destaca ainda que, apesar do número de católicos ter diminuído ao longo dos anos, a religião católica continua sendo predominante no país com 51% da população, divididos entre praticantes (com 29%) e não praticantes (com 22%). Os evangélicos são 31% e outras religiões atingem 4% dos brasileiros. (EPC)
Deixe seu comentário