Fé e Espiritualidade dos Santos são temas de exposição no Museu de Arte Sacra de SP
A exposição, que reúne obras em óleo sobre tela, é inspirada nas reflexões do Papa São João Paulo II contidas na Carta aos Artistas.
São Paulo (06/02/2023 12:29, Gaudium Press) O Museu de Arte Sacra de São Paulo inaugurou uma exposição intitulada “Dos Santos”, na qual é proposto um itinerário de Fé e Devoção através de um conjunto de pinturas de diversos Santos da Igreja Católica.
A exposição reúne obras em óleo sobre tela de autoria do artista plástico Cassiano Araujo, que ao longo de seus 30 anos de carreira retrata o catolicismo, ressaltando a vida, a mística e a espiritualidade de Santos brasileiros e figuras religiosas importantes.
Santos representados na exposição
Dentre os Santos representados na exposição estão Santa Dulce dos Pobres, São José de Anchieta, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, Virgem Negra (Nossa Senhora da Liberdade), Santa Terezinha do Menino Jesus e São João Paulo II.
“Para pintar, estudei e busquei a fundo os elementos que permeiam a vida de cada Santo, atualizado ao seu contexto da sua época e, inserido no hoje da nossa história”, afirmou Cassiano Araujo em entrevista ao jornal O São Paulo.
Resgatar o legado dos Santos brasileiros
A proposta do artista em suas obras foi a de retratar não apenas o que os livros contam sobre os Santos, mas, sobretudo, “resgatar o legado desses homens e mulheres para iluminar as realidades atuais”.
Sob a curadoria da museóloga Beatriz Cruz, as obras presentes na exposição são inspiradas nas reflexões do Papa São João Paulo II contidas na Carta aos Artistas, de 1999. A exposição “Dos Santos” poderá ser visitada no Museu de Arte Sacra de São Paulo até o dia 12 de março. (EPC)
Deixe seu comentário