Falece o responsável pela reconstrução de Notre-Dame de Paris
Faleceu o general Jean-Louis Georgelin, responsável por coordenar os trabalhos de restauração da catedral de Notre-Dame de Paris
Redação (22/08/2023, 13:00, Gaudium Press) O general Jean-Louis Georgelin, ex-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Francesas e responsável pela reconstrução da catedral de Notre-Dame de Paris, faleceu na última sexta-feira, 18 de agosto, vítima de um acidente.
O general Georgelin, de 74 anos, perdeu a vida em um acidente enquanto fazia uma caminhada nos Pirineus. O guarda do refúgio Estagnous informou à guarda civil que uma das pessoas que saiu para caminhar não havia retornado. Por volta das 20 horas, um pelotão da guarda civil da região encontrou o corpo do general, que aparentemente caiu de uma altura considerável em um trecho bastante íngreme.
O general Georgelin, formado na Escola Militar de Saint-Cyr, foi um distinto líder militar sempre a serviço da nação. Aos 70 anos de idade, ele se aposentou, mas em 2019, após o incêndio que devastou parte de Notre-Dame de Paris, o presidente francês, Emmanuel Macron, designou o general Georgelin para coordenar os trabalhos de reconstrução.
“Não podemos perder Notre-Dame, ela é a alma da França”, afirmou Georgelin. Ele foi o responsável por avaliar os danos e organizar as diversas etapas da reconstrução. No passado mês de julho, ele declarou que até o final do ano a flecha de Notre-Dame estaria de volta aos céus de Paris.
Avec le décès du général Jean-Louis Georgelin, la Nation perd l’un de ses grands soldats. La France, un de ses grands serviteurs. Et Notre-Dame, le maître d’œuvre de sa renaissance. pic.twitter.com/gxskQoQbF4
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) August 19, 2023
Homenagens ao General Jean-Louis Georgelin
Após a morte do líder militar, várias figuras políticas, militares e religiosas da França prestaram homenagens. O Arcebispo de Paris, Dom Laurent Ulrich, afirmou que “a França e a Igreja perdem hoje um de seus servidores mais dedicados”. Emmanuel Macron também lamentou a morte do general Jean-Louis e elogiou a forma como ele coordenou os trabalhos de reconstrução.
Em um comunicado de homenagem do governo francês ao general falecido, lê-se: “O General Georgelin nunca verá com os seus olhos a reabertura de Notre-Dame aos franceses, dos quais terá sido um artífice incomparável. Mas no dia 8 de dezembro de 2024, ele estará presente conosco, de outra forma, na emoção que lhe devemos.”
Uma homenagem nacional será realizada na próxima sexta-feira, 25 de agosto, no Museu Militar do Hôtel des Invalides. O general será sepultado em 31 de agosto, em sua cidade natal.
Apesar da morte inesperada do general Georgelin, o Secretário Geral da Conferência dos Bispos da França, Hugues de Woillemont, afirmou que não há preocupações quanto à continuação dos trabalhos de restauração de Notre-Dame. (FM)
Deixe seu comentário