Exposição em Roma celebra os 70 anos de sacerdócio do Papa Emérito Bento XVI
Esta é a primeira vez que alguns objetos pessoais do Papa emérito Bento XVI saem de sua casa para serem expostos e admirados por todos.
Itália – Roma (29/06/2021 09:47, Gaudium Press) Por ocasião do 70º aniversário da ordenação sacerdotal de Joseph Ratzinger, Papa emérito Bento XVI, foi inaugurada em Roma uma exposição de objetos pertencentes ao pontífice e fotos que narram sua história.
Exposição inaugurada pelo secretário pessoal de Bento XVI
Promovida pela Fundação Joseph Ratzinger-Bento XVI do Vaticano, pelo Pontifício Comitê de Ciências Históricas e pelo Museu dos Papas, a exposição foi inaugurada pelo Prefeito da Casa Pontifícia e secretário pessoal de Bento XVI, o Arcebispo Georg Ganswein.
Segundo Dom Ganswein, apesar da exposição ser pequena, ela é muito apropriada para a idade e a ocasião, os 70 anos de sacerdócio de Ratzinger. “São pedaços da sua vida mas tornaram-se pedaços do seu coração”, comentou.
Objetos pertencentes à Bento XVI foram expostos pela primeira vez
Esta é a primeira vez que alguns objetos pessoais do Papa emérito Bento XVI saem de sua casa para serem expostos e admirados por todos. Dentre estes objetos está a última batina papal usada pelo Pontífice em fevereiro de 2013, o cálice com o qual celebrou o primeiro aniversário da renúncia e outros objetos como uma fotografia assinada pelos dois Papas, Francisco e Bento XVI.
Ao saber da iniciativa, Bento XVI manifestou surpresa e alegria. “Ele ficou muito feliz porque ser sacerdote para ele é o mais importante da sua vida. Ele viveu para ser sacerdote, viveu como sacerdote. O mais importante em toda a sua vida é o sacerdócio e para ele esse é um momento de ação de graças por tudo o que recebeu do Senhor”, ressaltou o secretário.
Exposição ficará aberta ao público até 22 de dezembro
Intitulada ‘Cooperatores veritatis’, a exposição ocorre na Galleria Arte Poli em Roma, a poucos passos do Vaticano e tem a curadoria de Ivan Marsura. A previsão é que ela fique montada até o próximo dia 22 de dezembro.
Nesta manhã, ocorreu ainda uma celebração privada com Bento XVI, na qual estiveram presentes alguns ex-Domspatzen de Regensburg, agora homens adultos, que cantaram no coro de Regensburg quando seu irmão era professor. Eles cantaram uma missa de um compositor alemão, agradando muito o coração do Papa Emérito. (EPC)
Deixe seu comentário