Gaudium news > EUA: mais de 26.000 jovens participaram do congresso católico SEEK 2026

EUA: mais de 26.000 jovens participaram do congresso católico SEEK 2026

O evento registrou um número recorde de participantes, incluindo estudantes universitários e seminaristas, além de 58 bispos, um sinal visível da vitalidade da Igreja nos EUA.

Foto: FOCUS Catholic/ Facebook

Foto: FOCUS Catholic/ Facebook

Redação (05/01/2026 16:11, Gaudium Press) O congresso católico juvenil SEEK 2026 atraiu mais de 26 mil participantes em três cidades dos Estados Unidos neste ano, estabelecendo um recorde de público e representando um aumento de 24% em relação ao ano anterior, conforme divulgaram os organizadores.

Os participantes se reuniram entre 1º e 5 de janeiro em Columbus (Ohio), Denver (Colorado) e Fort Worth (Texas) para o evento SEEK 2026, promovido pela FOCUS (Fellowship of Catholic University Students). Até a madrugada de sexta-feira, Columbus registrou a maior concentração, com mais de 16,1 mil inscritos, contra 5.907 em Fort Worth e 4.503 em Denver.

Os organizadores apontaram um crescimento em praticamente todas as categorias de participação. Ao todo, 11.744 estudantes afiliados à FOCUS se inscreveram este ano, um aumento de 9% em comparação ao ano passado, quando a conferência ocorreu simultaneamente em Salt Lake City e Washington, D.C. Outros 2.752 estudantes não afiliados à FOCUS compareceram, alta de 64% em relação a 2025.

O evento também registrou participação recorde entre líderes da Igreja. Cinquenta e oito bispos estiveram presentes no SEEK deste ano — o maior número na história da conferência —, ante 46 no ano anterior. A presença de seminaristas cresceu 43%.

“Uma mini Jornada Mundial da Juventude”

Dom Earl Fernandes, bispo da Diocese de Columbus e figura central na realização do SEEK em Ohio, afirmou que a conferência representa um sinal visível da vitalidade da Igreja, especialmente entre jovens adultos de sua diocese e de outras regiões.

“Espero que isso seja uma espécie de mini Jornada Mundial da Juventude para nossa diocese”, declarou Fernandes. “Aqui estão seminaristas, bispos, universitários e formadores de discípulos. Muitas pessoas estão profundamente interessadas em se tornar discípulos missionários.”

Dom Fernandes destacou que a elevada participação neste ano contradiz narrativas de que a Igreja estaria envelhecida ou incapaz de engajar as gerações mais jovens.

“Às vezes, diz-se que a Igreja está velha e que os bancos das igrejas estão vazios”, observou. “Em nossa diocese, a população católica dobrou nos últimos três anos e meio, e está cada vez mais jovem. Há muitos jovens adultos entusiasmados pela fé, e há muito o que fazer.”

O crescimento observado no SEEK, acrescentou o bispo, reflete um anseio maior entre os jovens por encontrar significado, comunidade e encontro com Cristo.

“Minha esperança é que, tanto aqui quanto em todo o país, os jovens se fortaleçam ao ver outros apaixonados pela fé, que tiveram um encontro pessoal com o Senhor e que começam a refletir sobre sua vocação”, afirmou dom Fernandes.

Criando espaços para a juventude

O prelado destacou o papel decisivo da liderança da Igreja para que os jovens se sintam acolhidos e com poder para servir.

“Quando as gerações mais jovens afirmam que não há espaço para elas na Igreja, parte do problema está na liderança”, disse dom Fernandes. “Às vezes, as mesmas pessoas ocupam cargos em suas paróquias por décadas, sem abrir espaço para os jovens. Nosso trabalho é criar espaços para que os jovens possam dizer ‘sim’.”

“Quando esses jovens retornam a suas universidades e comunidades”, concluiu, “voltam entusiasmados pela fé”.

Com informações Catholic News Agency

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas