Gaudium news > EUA: Bispo anuncia alterações na idade para receber o Sacramento da Crisma

EUA: Bispo anuncia alterações na idade para receber o Sacramento da Crisma

A Diocese de Baton Rouge, nos EUA, reduziu a idade para a recepção do Sacramento da Crisma, a partir da sétima série, citando os desafios contra fé que os jovens enfrentam hoje.

diobr News Thumbnail SOCIAL1200 x 628 px 9 1

Redação (20/12/2024 11:16, Gaudium Press) A Diocese de Baton Rouge, situada na Louisiana (Estados Unidos), anunciou a redução da idade para a recepção do Sacramento da  Confirmação (ou Crisma), poucos dias após a Diocese de Salt Lake City ter comunicado a mesma alteração a fim de garantir uma catequese mais completa.

Enquanto a Igreja se esforça para lidar com a questão de como formar adequadamente os jovens em uma cultura contrária à fé, nos últimos anos, muitas dioceses reduziram a idade da Confirmação do ensino médio para o ensino fundamental, como a Arquidiocese de Seattle para a sétima série; a Arquidiocese de Boston para a oitava série; e a Arquidiocese de Denver para a terceira série, antes dos jovens fazerem a Primeira Comunhão. Com efeito, os bispos dos Estados Unidos permitem a recepção da Confirmação para jovens entre 7 e 17 anos.

A Diocese de Baton Rouge, no dia 8 de dezembro, emitiu um comunicad0 reduzindo a idade da Crisma para a sétima série, apontando os desafios enfrentados pelos jovens nos dias atuais.

“Nossos filhos estão vivenciando uma cultura que, às vezes, é hostil à nossa fé.  Por meio da mídia social, os jovens são confrontados, em uma idade surpreendentemente jovem, com desafios à sua fé e moral católicas. Diante dessa nova realidade, acredito que é hora de reduzir a idade da Confirmação para dar aos nossos filhos a graça plena do Sacramento da Confirmação em uma idade mais precoce para enfrentar esses desafios. Após consultar nossos párocos, catequistas e outros evangelizadores, decidi iniciar um plano de transição em nossos programas de Crisma que, por fim, reduzirá a idade da Crisma para a sétima série. Obviamente, antes de chegarmos à sétima série, precisamos criar um plano de formação para os atuais alunos da oitava e da décima série em nossas paróquias.

 “Faço esse anúncio agora para que cada pároco possa iniciar o plano de transição que melhor atenda às necessidades de sua paróquia. O Escritório Diocesano de Evangelização e Catequese oferecerá apoio para ajudar os líderes paroquiais a fazer essa transição, que será feita entre a paróquia e as escolas de religião e escolas católicas, trabalhando juntas, sob a liderança de seu pároco.

 “Essa transição será desafiadora, mas também acredito que será um catalisador para mudanças fundamentais na forma como nossas paróquias ajudam os pais a formar seus filhos como fervorosos discípulos missionários de Cristo. Há muito mais a ser dito, e você pode ter muitas perguntas. Eu simplesmente peço paciência, por enquanto. No início do ano novo, serão dados mais detalhes sobre como essa mudança será implementada em sua paróquia”.

Dom Michael G. Duca, bispo de Baton Rouge, ressaltou que “muitos católicos mais velhos se lembram de que a idade da Confirmação era menor quando fomos confirmados. Após o Concílio Vaticano II, em muitos lugares, a idade foi elevada para o ensino médio, pois muitos líderes acreditavam que o Sacramento seria melhor compreendido em uma idade mais avançada. Essa prática funcionou bem, mas os tempos mudaram”.

A Igreja considera que as crianças com mais de 7 anos de idade estão na “idade da razão” e são capazes de tomar decisões sobre a fé por si mesmas.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas