Gaudium news > Espanha é o país que mais oferece missionários para a Igreja Católica

Espanha é o país que mais oferece missionários para a Igreja Católica

Atualmente, existem 9.648 missionários espanhóis espalhados pelo mundo. Destes, 5.624 estão ativos e 4.024 permanecem em território espanhol à espera de uma nova designação.

Espanha e o pais que mais oferece missionarios para a Igreja Catolica

Madri – Espanha (11/07/2025 09:46, Gaudium Press) A Espanha segue sendo o país que mais fornece missionários para a Igreja Católica. A afirmação é comprovada por um relatório divulgado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) espanholas sobre suas atividades ao longo do ano de 2024.

De acordo com o documento, o país está em segundo lugar entre os que mais arrecadam fundos missionários (16%), sendo superado apenas pelos Estados Unidos (29%). A arrecadação dessas contribuições das POM, coordenadas pela Santa Sé, são revertidas em investimentos para a missão evangelizadora da Igreja Católica em todo o mundo.

Espanha e o pais que mais oferece missionarios para a Igreja Catolica 2

Quase dez mil missionários espanhóis

Atualmente, existem 9.648 missionários espanhóis espalhados pelo mundo. Destes, 5.624 estão ativos e os outros 4.024 permanecem em território espanhol, colaborando com a animação missionária à espera de uma nova designação. Entre esses missionários ativos estão 6 Cardeais, 75 Bispos (dentre estes estão 35 Bispos eméritos), 472 sacerdotes diocesanos, 1.395 sacerdotes religiosos, 3.018 pessoas consagradas e 658 leigos.

Apesar das POM estarem presentes nos cinco continentes, a maioria destes missionários (65,29%) está nas Américas. O Peru é o país com o maior número de missionários espanhóis (524), seguido pela Venezuela (397). 53% são mulheres e são provenientes de 377 instituições eclesiais (Dioceses, institutos missionários, congregações, associações, etc).

Espanha e o pais que mais oferece missionarios para a Igreja Catolica 1

A oração é essencial para sustentar os missionários

Segundo o Padre Heliodoro Pinzcazo, sacerdote da Obra Hispano-Americana de Cooperação Sacerdotal, que passou mais de 40 anos em missão na Guatemala, “o dinheiro não é o único nem o mais importante aspecto da contribuição para as POM. A oração é essencial para sustentar os milhares de homens e mulheres que deixam tudo e vão evangelizar, muitos deles para lugares remotos nos quais suas vidas estão em risco”.

Por conta do sacrifício desses missionários, um a cada três Batismos realizados pelo mundo acontece em territórios de missão. Além disso, o trabalho missionário tem contribuído para o constante crescimento no número de vocações indígenas. Ele também é responsável pelas inúmeras escolas católicas e centros médicos que estão abrindo e pela Fé espalhada pelo mundo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas