Gaudium news > Espanha: denunciam bispo por pregar sobre as consequências do pecado original

Espanha: denunciam bispo por pregar sobre as consequências do pecado original

A polêmica sobre a homilia do prelado revela um desconhecimento básico da doutrina católica. E também assusta o papel do governo como censor eclesiástico.

reig25

Redação (23/05/2025 10:09, Gaudium Press) O O governo espanhol denunciou o bispo Dom Juan Antonio Reig Pla à Procuradoria Geral da República, devido a uma homilia proferida pelo bispo emérito de Alcalá de Henares em 11 de maio, em Alba de Tormes, Espanha.

Na homilia, o prelado disse algo evidente na doutrina cristã, que é o fato de o mal ter entrado no mundo humano por meio do pecado original: “Também para as crianças que nascem com deficiências físicas, intelectuais ou mentais, mas isso já é uma herança do pecado e da desordem da natureza, mas elas foram chamadas por Deus e também têm, como nós, todo o fundamento de nossa existência em Deus, que é a origem, o fundamento e a meta”.

Qualquer analista objetivo, ou com um mínimo de conhecimento da doutrina católica, entenderia que o bispo não estava se referindo a casos particulares, no sentido de que, para toda e qualquer pessoa deficiente, a deficiência era consequência de seu pecado ou do pecado de seus pais, algo contrário à doutrina cristã e expressamente contestado por Jesus Cristo.

Causa grande temor que o governo, atualmente no poder na Espanha, esteja agindo como censor e supervisor da doutrina católica, com base no que já está sendo chamado em vários lugares de crime de ódio.

Na esteira da controvérsia, Mons. Reig Plá emitiu um comunicado esclarecendo a doutrina católica sobre o pecado original.

Comunicado sobre a homilia de Dom Juan Antonio Reig Pla

Nas últimas horas, foram difundidas na mídia notícias sobre uma homilia proferida em Alba de Tormes, no dia 11 de maio, por Dom Juan Antonio Reig Pla, bispo emérito de Alcalá de Henares.

Em sua homilia, Dom Reig expressou o amor de Deus por todos e, especialmente, por aqueles que sofrem de alguma deficiência. Dom Reig o convida a ouvir a homilia e cita abaixo alguns textos do Magistério da Igreja Católica sobre o assunto, que serão esclarecedores para todas as pessoas de boa vontade:

Catecismo da Igreja Católica:

Número 418: “Como consequência do pecado original, a natureza humana ficou enfraquecida nas suas forças e sujeita à ignorância, ao sofrimento e ao domínio da morte […]”

Número 2448: “Sob as suas muitas formas – indigência material, opressão injusta, doenças físicas ou psíquicas e, finalmente, a morte –, a miséria humana é o sinal manifesto da condição congênita de fraqueza em que o homem se encontra desde o primeiro pecado de Adão […]”

Número 1264: “No entanto, no batizado, permanecem certas consequências temporais do pecado, como o sofrimento, a doença, a morte […].”

Mons. Reig assegura suas orações por todos, e também por aqueles que têm por inimigo o depósito da fé, contido na Sagrada Tradição e na Sagrada Escritura (Cf. Catecismo da Igreja Católica, 84).

Finalmente, se alguém se sentiu ofendido pelas palavras desta homilia, Mons. Reig assegura que não respondeu à sua intenção, nem ao conteúdo da homilia. Por outro lado, Mons. Reig telefonou para o gerente da organização “Plena inclusión Castilla y León” para explicar suas palavras, e o gerente agradeceu o telefonema e a explicação.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas