Gaudium news > Enciclopédia Italiana elege Papa Leão XIV como personalidade do ano

Enciclopédia Italiana elege Papa Leão XIV como personalidade do ano

Ele moldou seu pontificado com valores fundamentais da experiência cristã, como sobriedade, moderação e escuta, a expressão ideal de uma Igreja pobre para os pobres.

Papa Leao XIV faz apelo a paz em sua mensagem Urbi et Orbi 3

Roma – Itália (29/12/2025 10:01, Gaudium Press) O Instituto da Enciclopédia Italiana Treccani elegeu Leão XIV como a Personalidade do Ano de 2025. A escolha é justificada pelo fato do Papa “ter moldado seu pontificado com valores fundamentais da experiência cristã, como sobriedade, moderação e escuta, a expressão ideal de uma Igreja pobre para os pobres”.

Habilidades de liderança do novo Pontífice

O Livro do Ano de 2025 da Treccani recorda o Santo Padre como “parcimonioso em sua presença e palavras”. Segundo o Instituto, o Pontífice optou por matizar sua imagem, reduzir seu ruído, equilibrar suas posições e públicos, evitando pacientemente tentativas de colocá-lo à direita ou à esquerda, tanto política quanto teologicamente.

Leão XIV é o primeiro Papa americano, o primeiro missionário moderno e o primeiro a pertencer à Ordem de Santo Agostinho. Diante de um mundo no qual as potências que aspiram a se tornarem ‘grandes novamente’, ele tem aplicado as habilidades de liderança que desenvolveu durante sua longa missão no Peru.

Importante protagonista no cenário internacional

Diante desse cenário marcado por desafios globais sem precedentes e interconectados, o novo Pontífice é chamado a priorizar uma agenda complexa, com nós a serem desatados ou cortados, ao longo de um caminho de escolhas seletivas, respostas ponderadas e adiamentos criteriosos. Seu pontificado está comprometido com a promoção de uma paz “desarmada e desarmante”.

Em sua vigésima sexta edição, o ‘Livro do Ano Treccani 2025’ reconta 365 dias marcados por guerras, tensões econômicas e sociais, mas também por surpreendentes eventos históricos, atuais e culturais, incluindo a eleição de um novo Papa. “Identificamos a Igreja do Papa Leão XIV como um novo e importante protagonista no cenário internacional, daí a escolha de nomeá-lo Personalidade do Ano”, explicou o diretor Marcello Sorgi. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas