É anunciado o calendário de celebrações para reabertura da Catedral de Notre-Dame de Paris
Em uma carta pastoral, o Arcebispo de Paris anunciou o calendário de celebrações para a reabertura da Catedral de Notre Dame de Paris que deve ocorrer no dia 8 de dezembro de 2024
Redação (06/02/2024 08:50, Gaudium Press) A Arquidiocese de Paris anunciou o calendário para a reabertura da catedral de Notre-Dame, marcada para ocorrer em 8 de dezembro deste ano. Dom Laurent Ulrich, Arcebispo de Paris, apresentou o cronograma de atividades do evento em uma Carta Pastoral do dia 2 de fevereiro. Entre as atividades previstas estão várias celebrações e peregrinações que vão começar no dia 8 de dezembro de 2024 e se estenderão até o dia 8 de junho de 2025, festa de Pentecostes.
Duas semanas antes da reabertura de Notre-Dame, uma grande procissão pelas ruas de Paris acompanhará o retorno da imagem de Nossa Senhora de Paris à catedral. A imagem do século XIV, que mede cerca de 1,80m de altura, foi inteiramente preservada do incêndio de 2019 e foi abrigada na igreja de São Germain l’Auxerrois durante os trabalhos de restauração da catedral.
As celebrações da reabertura da catedral vão começar no dia 7 de dezembro com a transferência simbólica de Notre-Dame do Estado proprietário para a Igreja Católica. Um tríduo com diversas celebrações litúrgicas também será realizado e incluirá a bênção do órgão, seguida pelo cântico do Magnificat ou do Te Deum e as vésperas.
A consagração do altar será realizada durante a primeira Missa na catedral, no dia 8 de dezembro, segundo domingo do Advento. O tríduo se encerrará na segunda-feira, 9 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição.
Além do tríduo, a reabertura da Catedral de Paris vai contar com uma oitava do dia 8 ao dia 15 de dezembro, com cada dia sendo marcado por uma celebração solene. Durante este período, a Arquidiocese espera receber a visita não apenas de figuras públicas, do Estado, doadores e das equipes envolvidas na reconstrução, mas também dos fiéis da arquidiocese de Paris, incluindo pessoas de todas as idades, condições e origens.
Outro anúncio feito pela carta pastoral do Arcebispo de Paris foi que as festividades pela reabertura da Catedral de Notre-Dame vão acontecer até o dia 8 de junho de 2025, coincidindo com a celebração de Pentecostes. Dom Ulrich enfatizou a importância de organizar peregrinações das paróquias de Paris e das dioceses da província durante esses seis meses. (FM)
Deixe seu comentário