Gaudium news > Dom Waldemar Passini Dalbello é nomeado Bispo coadjutor da Diocese de Anápolis

Dom Waldemar Passini Dalbello é nomeado Bispo coadjutor da Diocese de Anápolis

O prelado, que auxiliará Dom João Wilk no pastoreio do povo de Deus, será transferido da Diocese de Luziânia (GO).

Dom Waldemar Passini Dalbello e nomeado Bispo coadjutor da Diocese de Anapolis 1

Cidade do Vaticano (05/02/2025 10:21, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 5 de fevereiro, o Papa Francisco nomeou Dom Waldemar Passini Dalbello como Bispo coadjutor da Diocese de Anápolis transferindo-o da Diocese de Luziânia (GO).

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma mensagem de saudação ao Bispo manifestando “alegria e satisfação” pela nomeação do prelado, que auxiliará Dom João Wilk no pastoreio do povo de Deus, e desejando “que Sant’ana, padroeira de Anápolis, o conduza neste novo momento de seu ministério”.

Breve histórico de Dom Waldemar Passini Dalbello

Nascido no dia 6 de junho de 1966, em Anápolis, Waldemar Passini Dalbello estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Brasília, obtendo o Mestrado em Ciências Bíblicas no Pontifício Instituto Bíblico de Roma. É também formado em Engenharia Eletrônica. Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 3 de dezembro de 1994.

Dentre os cargos que desempenhou estão os seguintes: vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima em Sobradinho (DF) e da Catedral de Brasília, formador, diretor espiritual, professor de Sagrada Escritura e ecônomo do Seminário Maior de Brasília, diretor espiritual da Comissão para a Nova Evangelização, reitor do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney e professor de Sagrada Escritura no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz em Goiânia (GO).

Dom Waldemar Passini Dalbello e nomeado Bispo coadjutor da Diocese de Anapolis 2

No dia 30 de dezembro de 2009, foi nomeado Bispo auxiliar de Goiânia, recebendo a ordenação episcopal em 19 de março de 2010. Em 2011, foi administrador da Arquidiocese de Brasília. Em 3 de dezembro de 2014, foi nomeado Bispo coadjutor de Luziânia e em 12 de julho de 2017 tornou-se Bispo de Luziânia.

Dom Waldemar Passini Dalbello foi membro das seguintes Comissões Episcopais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (2011-2015), Comissão para a Doutrina da Fé (2015-2019) e Comissão para a Animação Bíblico-Catequética (2019-2023). De 2015 a 2019, também foi membro do Departamento de Missão e Espiritualidade do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), representando o Cone Sul.

Desde 2019, Dom Waldemar Passini Dalbello é o presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, em seu segundo mandato, acompanhando também as atividades da Comissão Regional de Animação Bíblico-Catequética. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas