Dom Timothy Broglio é eleito novo presidente da conferência episcopal dos Estados Unidos
Os Bispos norte-americanos elegeram Dom Timothy Broglio como novo presidente da conferência episcopal dos Estados Unidos
Redação (16/11/2022 13:20, Gaudium Press) Dom Timothy Broglio, Arcebispo castrense dos EUA, foi eleito novo presidente da conferência dos Bispos americanos (USCCB), no último dia 15 de novembro.
Os Bispos dos Estados Unidos se reuniram, em Baltimore, para a assembleia plenária da conferência episcopal e elegeram o novo presidente pelos próximos três anos.
Dom Timothy Broglio vai suceder o Arcebispo de Los Angeles, Dom José Gomez. Os Bispos norte-americanos também elegeram Dom William Lori, Arcebispo de Baltimore, para o cargo de vice-presidente e que substituirá Dom Allen H. Vigneron, Bispo de Detroit. A Assembleia Geral dos Bispos americanos se encerra no próximo dia 17 de novembro.
Dom Timothy Broglio
Dom Broglio, de 70 anos de idade, nasceu no estado americano de Ohio. Ele tem um doutorado em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana de Roma. Ele também foi secretário particular do Cardeal Angelo Sodano, na época Secretário de Estado do Vaticano.
Depois, Dom Broglio, que frequentou a Academia Eclesiástica, instituição responsável pela formação de diplomatas da Santa Sé, começou uma carreira diplomática. Ele trabalhou nas nunciaturas da Costa do Marfim e do Paraguai antes de ser nomeado núncio apostólico da República Dominicana em 2001, por João Paulo II.
Em 2007, assumiu a direção da Arquidiocese Americana das forças armdas. Ele afirmou que as forças armadas continuam a ser “a maior fonte de vocações sacerdotais nos Estados Unidos”.
Dom Timothy Broglio é conhecido defensor pela vida e se opõe firmemente ao aborto e às medidas abortistas e de contracepção apoiadas pelo governo americano.
Primeira Conferência de imprensa
Na primeira roda de imprensa após a eleição, Dom Broglio afirmou que espera conversar com os líderes políticos do país e que se esforçará para inserir o Evangelho “em todos os aspectos da vida do nosso país”.
Dom José Gómez fez tentativas para se encontrar com Biden, mas sem resultados. Dom Broglio, que agora o substitui na presidência da conferência episcopal, espera encontrar-se com o presidente norte-americano.
Dom Timothy Broglio negou os boatos de que sua eleição cria uma dissonância com o Papa Francisco. Ele afirmou que está “em comunhão com o Papa Francisco, como parte da Igreja Universal” e disse ainda que ambos são dois “Bispos irmãos”. (FM)
Deixe seu comentário