Gaudium news > Dom Paulo Alves Romão é o novo Bispo de Paranaguá (PR)

Dom Paulo Alves Romão é o novo Bispo de Paranaguá (PR)

Nomeado nesta quarta-feira pelo Papa Leão XIV, o prelado atualmente é Bispo titular de Calama e auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ).

Dom Paulo Alves Romao e o novo Bispo de Paranagua PR

Redação (20/08/2025 09:21, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 20, a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou que o Papa Leão XIV nomeou Dom Paulo Alves Romão como novo Bispo da Diocese de Paranaguá (PR). Atualmente, o prelado é Bispo titular de Calama e auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), além de ser referencial da Pastoral das Escolas Católicas, da Pastoral Universitária e das Novas Comunidades.

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma mensagem de saudação a Dom Paulo manifestando alegria pela nomeação e recordando algumas palavras de Leão XIV sobre a comunhão eclesial. Por fim, os Bispos encomendam seu pastoreio a Deus e desejam que Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Diocese de Paranaguá, seja guia e intercessora em sua missão.

Dom Paulo Alves Romao

Breve histórico de Dom Paulo Alves Romão

Nascido no dia 6 de abril de 1964, em Barra do Jacaré, Diocese de Jacarezinho, no Estado do Paraná, Paulo Alves Romão concluiu seus estudos de Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II no Rio de Janeiro e de Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Ele obteve o grau de mestre e doutor em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). No dia 28 de junho de 1997, foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. No dia 7 de dezembro de 2016, foi nomeado Bispo titular de Calama e Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro, recebeu a ordenação episcopal em 28 de janeiro de 2017.

Dentre os cargos que exerceu estão: vigário paroquial; membro do Conselho Presbiteral; pároco de Bom Pastor, no Vicariato Norte; professor da Pontifícia Universidade Católica e do Seminário Maior São José; diretor do Departamento Arquidiocesano de Educação Religiosa; coordenador da Pastoral Universitária e assistente Eclesiástico do Movimento Comunhão e Libertação. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas