Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre, será criado Cardeal
O prelado brasileiro está na lista dos 21 novos cardeais que serão criados durante um consistório que será realizado no dia 8 de dezembro.
Porto Alegre – Rio Grande do Sul (07/10/2024 09:31, Gaudium Press) No último domingo, 6 de outubro, o Papa Francisco anunciou a indicação de 21 novos Cardeais, que serão criados no próximo dia 8 de dezembro, durante um consistório realizado no Vaticano.
Dentre os novos purpurados está o nome de um brasileiro: Dom Jaime Spengler, atual Arcebispo de Porto Alegre, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Conferência Episcopal Latino Americana e Caribenha (Celam).
Agradecimento ao Papa Francisco
Através de uma mensagem em vídeo, o prelado manifestou sua gratidão ao Santo Padre pela indicação, ressaltando seu desejo de “cooperar da melhor forma para promover o Evangelho em todas as realidades” da sociedade.
“Caminhemos juntos na comunhão a fim de que possamos promover, já entre nós, o Reino de Deus e a sua justiça”, afirmou Dom Jaime Spengler dirigindo-se aos Bispos do Brasil e da América Latina e do Caribe, agradecendo pela proximidade e fraternidade de cada um.
Breve biografia de Dom Jaime Spengler
Nascido no dia 6 de setembro de 1960, em Gaspar (SC), Spengler ingressou na Ordem dos Frades Menores, também conhecida por Ordem de São Francisco (Franciscanos) em 20 de janeiro de 1982, pela admissão no Noviciado na cidade de Rodeio (SC). Cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, de Campo Largo (PR), e Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), concluindo-o no Instituto Teológico de Jerusalém, em Israel.
Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 17 de novembro de 1990. Fez doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e atuou dentro da Ordem dos Frades Menores em diversas missões e cidades do país até 2010, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. Foi ordenado Bispo no dia 5 de fevereiro de 2011.
Desde 18 de setembro de 2013 é o Arcebispo metropolitano de Porto Alegre, tendo escolhido como lema episcopal “Gloriar-se na Cruz” (Cl 6,14) – In Cruce Gloriari. Em maio de 2019, foi eleito primeiro vice-presidente da CNBB. No dia 24 de abril de 2023, foi eleito presidente da CNBB para o quadriênio 2023-2027. Semanas depois, no dia 17 de maio, foi eleito presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam). (EPC)
Deixe seu comentário