Dom Gänswein: Bento XVI merece processo de beatificação e ser declarado Doutor da Igreja
“A vida de Bento XVI merece que se abra o processo de canonização”, afirmou o arcebispo.
Redação (05/12/2025 14:57, Gaudium Press) No próximo domingo, o canal católico de televisão K-TV transmitirá uma entrevista com Dom Georg Gänswein, nuncio apostólico nos países bálticos e ex-secretário particular de Bento XVI. Conforme destacou o jornal Die Tagespost, Dom Gänswein se manifestou favorável à beatificação do pontífice falecido em 31 de dezembro de 2022, e declarou que está preparando tudo o que é necessário para solicitar à Diocese de Roma a abertura do processo de beatificação do Papa alemão.
“A vida de Bento XVI merece que se abra o processo de canonização”, afirmou o arcebispo. “Eu, pessoalmente, espero ardentemente que esse processo seja iniciado.”
Gänswein destacou o lugar central da “alegria” na teologia de Joseph Ratzinger: “Se a fé não conduz à alegria, então algo está errado na vida de fé. Ratzinger, Bento XVI, é um teólogo da alegria.”
Sobre a continuidade na fé, o núncio foi categórico: “Não devemos negligenciar a substância da fé; antes, devemos deixar-nos moldar pelo Senhor, pela fé da Igreja.”
O arcebispo também se pronunciou sobre a chamada Missa Tridentina (rito antigo). Ele defende o retorno à linha adotada por Bento XVI. A “sábia regulamentação” do Papa emérito, disse Gänswein, é o caminho correto, que se deve “seguir sem dificuldades nem restrições” – inclusive para apaziguar conflitos internos na Igreja.
Segundo matéria publicada ontem pela agência de notícias católica alemã KNA, Dom Gänswein também considera a possibilidade de que Bento XVI seja um dia declarado Doutor da Igreja.






Deixe seu comentário