Dom Alí Herrera nomeado vigário do Cardeal Arcipreste da Basílica Papal de Santa Maria Maggiore
O Papa Leão XIV nomeou o bispo colombiano Dom Luís Manuel Alí Herrera como vigário do cardeal arcipreste da basílica papal nesta quinta-feira, 15 de janeiro. Ele é secretário da Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores desde 2024 e continuará a exercer essa função.
Foto: Vatican News
Redação (16/01/2026 08:59, Gaudium Press) O cargo de vigário do cardeal arcipreste em uma basílica papal, como Santa Maria Maggiore, consiste em auxiliar diretamente o arcipreste na coordenação das atividades dos cônegos e no cuidado pastoral da comunidade ligada ao templo. O vigário atua sob a autoridade do arcipreste (atualmente o Cardeal Rolandas Makrickas), e poderá agir em nome do Arcipreste em caso de ausência ou impedimento.
Monseñor Luis Manuel Alí Herrera, o novo vigário nomeado pelo Papa Leão XIV em 15 de janeiro de 2026, é um bispo colombiano reconhecido por sua trajetória em formação sacerdotal e compromisso com a proteção de menores.
Nascido em Barranquilla, Colômbia, no dia 2 de maio de 1967, começou seus estudos de filosofia e teologia no Seminário Maior de Bogotá. Foi ordenado sacerdote em 28 de novembro de 1992 e incardinado na Arquidiocese de Bogotá.
Ao longo de sua vida presbiteral, exerceu diversos ministérios: vigário paroquial, pároco em várias paróquias, capelão da Universidade Nacional da Colômbia e formador no seminário.
Em 2003, obteve a licenciatura em Teologia pela Pontifícia Universidade Javeriana de Bogotá. Posteriormente, em 2006-2007, completou a licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Entre 2007 e 2015, dirigiu o Área de Orientação Psicológica do Seminário Conciliar de Bogotá, onde também lecionou disciplinas como psicologia do desenvolvimento humano, psicologia social e psicologia pastoral. É associado principal do Colégio Colombiano de Psicólogos.
Em 2015, o Papa Francisco o nomeou bispo auxiliar de Bogotá e bispo titular de Iubaltiana, recebendo a ordenação episcopal em dezembro daquele ano na catedral de Bogotá. Posteriormente, atuou como secretário-geral da Conferência Episcopal da Colômbia (2021-2022). Foi membro da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores e, em 15 de março de 2024, foi designado secretário dessa mesma comissão pontifícia — órgão dedicado à prevenção de abusos, proteção de menores e adultos vulneráveis, e promoção de uma cultura de proteção na Igreja. Ele continuará exercendo essa função.
Segundo a Conferência Episcopal da Colômbia, “a nova missão confiada a Monsenhor Alí Herrera como Vigário do Arcipreste de Santa Maria Maggiore constitui um reconhecimento à sua trajetória pastoral e ao seu compromisso com a vida eclesial. Além disso, reforça a presença de um pastor colombiano em uma das sedes mais simbólicas da Igreja universal, ligando a tradição milenar da basílica aos desafios pastorais contemporâneos”.





Deixe seu comentário