Gaudium news > Dois novos Bispos Auxiliares são nomeados para a Arquidiocese de São Paulo

Dois novos Bispos Auxiliares são nomeados para a Arquidiocese de São Paulo

Monsenhor Márcio Antonio Vidal Negreiros, da Ordem de Santo Agostinho, e Monsenhor Celso Alexandre, do clero de Ourinhos (SP), receberão a ordenação episcopal.

Dois novos Bispos Auxiliares sao nomeados para a Arquidiocese de Sao Paulo

São Paulo (26/11/2025 11:16, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 26, o Papa Leão XIV nomeou dois novos Bispos auxiliares para a Arquidiocese de São Paulo. Segundo a Nunciatura Apostólica no Brasil as nomeações atendem ao pedido feito pelo Cardeal Metropolitano de São Paulo Dom Odilo Pedro Scherer.

Os dois novos Bispos são o Frei Márcio Antonio Vidal de Negreiros, OSA, da Ordem de Santo Agostinho, da Província de Belo Horizonte, atuante em Bragança Paulista (SP). O religioso, inclusive, é conhecido pelo Papa Leão XIV, que também é agostiniano e esteve com ele em Belo Horizonte; e o Padre Celso Alexandre, do clero diocesano de Ourinhos (SP), Pároco da Catedral e Coordenador da Pastoral naquela Diocese.

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma mensagem saudando os novos prelados, expressando “fraterna congratulação pela dedicação demonstrada ao longo de suas trajetórias pastorais e como presbíteros” e invocando “o amparo materno de Nossa Senhora Aparecida e a luz do Espírito Santo, para que continuem firmes na missão de anunciar a esperança, promover a comunhão e servir com alegria o Povo de Deus”.

Monsenhor Marcio Antonio Vidal de Negreiros

Monsenhor Márcio Antonio Vidal de Negreiros (o primeiro da esquerda para a direita) junto de Robert Francis Prevost (o atual Papa Leão XIV) em Belo Horizonte (MG).

Breve perfil de Monsenhor Márcio Antonio Vidal de Negreiros

Nascido em Dois Córregos (SP), no dia 8 de outubro de 1967, Márcio Antonio Vidal de Negreiros ingressou no Seminário Menor Santo Agostinho, em Bragança Paulista, em 1983. Ele cursou Filosofia na PUC Minas, em Belo Horizonte entre os anos de 1986 e 1988. Em 1990, iniciou o noviciado da Ordem de Santo Agostinho, professando os primeiros votos em 19 de janeiro de 1991 e a profissão solene em 16 de dezembro de 1993. Estudou Teologia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Foi ordenado diácono em 1º de maio de 1994 e sacerdote em 5 de novembro do mesmo ano, em sua cidade natal.

Ao longo de três décadas, participou de cursos e congressos no Brasil e em países como Itália, Chile, Peru, Colômbia e Argentina, aprofundando temas como vocações, juventude, espiritualidade agostiniana, justiça e paz, governança, vida consagrada e formação presbiteral. Na Ordem de Santo Agostinho, exerceu diversos serviços de governo e formação. Foi promotor vocacional, formador em diferentes etapas – aspirantado, propedêutico, filosofia, noviciado e teologia – e mestre de noviços tanto no Brasil quanto no Noviciado Internacional de Lima (Peru). Ocupou ainda funções de prior, ecônomo, conselheiro provincial, secretário, e coordenou a Comissão de Sinodalidade.

Sua atuação também teve alcance continental. Foi responsável pela Área de Formação da OALA (Organização dos Agostinianos da América Latina e Caribe), membro da Comissão Internacional de Formação Inicial, vice-presidente da Sociedade Inteligência e Coração (SIC) e secretário da Federação Agostiniana Brasileira (FABRA). Até a nomeação episcopal, exercia o cargo de Secretário Geral da OALA.

No campo pastoral, Monsenhor Márcio atuou como vigário paroquial e pároco em Bragança Paulista, Belo Horizonte, São Bernardo do Campo e Lima (Peru). Em 2023, assumiu a coordenação pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, na capital mineira, além de exercer a função de capelão do Hospital Mater Dei. Em 2024, retornou a Bragança Paulista como vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Monsenhor Celso

Breve perfil de Monsenhor Celso Alexandre

Celso Alexandre nasceu em Chavantes (SP), no dia 2 de setembro de 1969, ingressou no Seminário Arquidiocesano de São José, em Botucatu, em 1991, onde realizou o Propedêutico. Em seguida, cursou Filosofia no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, em Marília (1992-1994), e concluiu a formação teológica no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo (1995-1998). Sua ordenação sacerdotal ocorreu na Diocese de Lins (SP) no dia 6 de fevereiro de 1999.

Desempenhou diversas funções pastorais, tendo sido pároco das Paróquias Santa Luzia, em Avanhandava (1999-2002), e Santa Teresinha do Menino Jesus, em Penápolis (2002-2003). Em Ourinhos, atuou como vigário paroquial da Paróquia São Pio X (2003) e, posteriormente, como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Chavantes (2003-2014). Entre 2014 e 2021, assumiu a Paróquia Catedral Senhor Bom Jesus, em Ourinhos, à frente da qual retornou novamente em 2022, permanecendo até 2025. Também foi pároco da Paróquia São Sebastião, em Piraju, entre 2021 e 2022.

Ele também exerceu importantes responsabilidades diocesanas, tendo sido diretor espiritual do Seminário Maior Diocesano São José (2014-2018 e 2022-2025) e coordenador diocesano de pastoral por uma década (2015-2025). Integra, ainda, o Conselho de Presbíteros e o Colégio de Consultores da Diocese de Ourinhos. Ao longo de sua trajetória desempenhou diversos ofícios, entre eles vigário forâneo, assessor para a Liturgia, e assistente eclesiástico da Renovação Carismática Católica, do Movimento de Cursilho de Cristandade e das Equipes de Nossa Senhora. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas